A autarquia de Vila Real de Santo António entrega, esta semana, 50 kits de material escolar a meia centena de salas do pré-escolar e do primeiro ciclo. A medida abrange cerca de 1.200 alunos e representa um investimento de 150 euros por sala.
O kit distribuído aos alunos integra lápis de cor, marcadores, guaches, cartolinas, resmas de papel, borrachas, plasticinas, entre outros materiais didácticos, dotando as salas com os materiais necessários para todo o ano escolar.
Esta medida junta-se ao programa de atribuição gratuita de livros escolares a todos os alunos do primeiro ciclo residentes no município ou que frequentem as escolas do concelho no ano lectivo 2016-2017, orçamentado em 70 mil euros, ajudando desta forma as famílias a superar as dificuldades financeiras.
Para Conceição Cabrita, vice-presidente da câmara vila-realense, “à semelhança da oferta de livros escolares, a oferta de material didáctico abrange largas centenas de alunos, contribuindo para o sucesso escolar das nossas crianças e para o enriquecimento curricular das salas de aula”.
“A estas valências, juntam-se os apoios em vigor no domínio das refeições, transportes, recursos humanos e manutenção do parque escolar, o que totaliza um investimento global de cerca 1,5 milhões no sector da educação, neste novo ano lectivo”, prossegue Conceição Cabrita.
“De forma pioneira, Vila Real continua a ser o único município do Algarve a disponibilizar, de forma gratuita, a componente de apoio à família, nomeadamente o prolongamento de horário para os alunos do pré-escolar nos períodos da manhã, almoço e final de tarde”, pode ler-se no comunicado de imprensa enviado pela autarquia vila-realense à nossa redacção.
Relativamente aos apoios sociais no primeiro ciclo, a autarquia prevê auxiliar mais de 300 alunos, no caso do escalão A, e cerca de 150 alunos, no escalão B.
Em paralelo, a autarquia possui ainda diversos programas de desporto escolar, nomeadamente a “Escola Activa”, bem como o projecto “Já sei nadar”, que, nos dois últimos anos, ensinou mais de um milhar de crianças a nadar.