Vila Real de Santo António celebra a padroeira da cidade, entre os dias 30 de agosto e 1 de setembro, com as festas de Nossa Senhora da Encarnação, com jogos populares, dança, fados, celebrações religiosas, concertos e um espetáculo de fogo de artifício.
São três dias de festejos que juntam moradores e visitantes, num evento que é um dos pontos altos da programação de verão da cidade.
A festa começa com dança, no dia 30 de agosto, com um espetáculo da Academia de Ballet Contemporâneo, marcado para as 22:00.
O segundo dia, 31 de agosto, conta as habituais celebrações religiosas e uma grande Noite de Fados (21:30), na Praça Marquês de Pombal.
No domingo, dia 1 de setembro, a diversão começa às 10h00, com o Pau de Sebo. A Corrida de Barcos assinala a tradição marítima, pelas 12h00, numa organização da Associação de Pescadores Santo António de Arenilha.
As celebrações religiosas serão realizadas ao final da tarde, com a Missa Solene (17h00) seguida de Procissão em honra de Nossa Senhora da Encarnação (18h00), com acompanhamento das embarcações de pescadores, no Rio Guadiana.
O conhecido artista português Syro é o destaque da última noite de festejos e sobe ao palco da Praça Marquês de Pombal, a partir das 22:00. As celebrações encerram com um grandioso espetáculo de fogo de artifício (00:00), no Rio Guadiana.
As festas em honra de Nossa Senhora da Encarnação são organizadas pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António e pela Paróquia da Nossa Senhora da Encarnação, com o apoio da Junta de Freguesia de VRSA e da Associação de Pescadores Santo António de Arenilha.
Leia também: Saiba qual é a situação em que carta de condução e CC no telemóvel não chegam