O Dia da Floresta Autóctone assinala-se esta terça-feira e o Verdelago Resort, em fase de construção e vendas no sotavento algarvio (entre Altura e a Praia Verde), realiza hoje e amanhã uma ação de educação ambiental que tem como parceiros a Câmara Municipal de Castro Marim e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
“Nela participam cerca de 120 crianças e 13 professores/acompanhantes do Agrupamento de Escolas de Castro Marim”, explica o Verdelago, acrescentando que “cada criança plantará a sua árvore originária do território nacional (pinheiros mansos e bravos), que batizará com o seu nome, sendo convidada a visitá-la no futuro, no âmbito das ações educativas do Parque Verde de Recreio e Lazer e do Centro de Interpretação, Proteção e Valorização Ambiental do Verdelago Resort. Estes pinheiros desenvolver-se-ão no espaço outrora ocupado por espécies invasoras, nomeadamente acácias”.
Os cerca de 200 pinheiros que serão plantados nesta ocasião, integram o Plano de Florestação do Verdelago Resort, que já contou com alguns eventos anteriores e que, no total, contempla a plantação de 2020 árvores, número equivalente à quantidade de camas previstas para o empreendimento, quando concluído.
A este propósito, Paulo Monteiro, diretor-geral do empreendimento, recorda a importância do aproveitamento de recursos hídricos, salientando que “a escolha de espécies autóctones no paisagismo, permitirá uma redução entre os 30% e os 40% na rega”. Acrescenta ainda: “Envolver a comunidade local, desde a sua infância, com ela partilhando as melhores práticas de sustentabilidade ambiental que estão por detrás da conceção do Verdelago, orgulha-nos bastante”.
Para além do desenvolvimento do seu plano de florestação, o Verdelago Resort preserva ainda o pinhal, os sobreiros, as alfarrobeiras e as figueiras assim como todas as cerca de 110 espécies animais identificadas (entre camaleões, sapos, rãs, borboletas, coelhos, patos reais, gaios, poupas e até cegonhas brancas) de forma a garantir a defesa e promoção da biodiversidade da propriedade.
Centro de Interpretação, Proteção e Valorização Ambiental, inédito no sector
O Verdelago Resort desenvolve-se em 85 hectares de área verde, com grande biodiversidade e tem um forte compromisso com a natureza e com o meio envolvente.
OrResort vive da natureza e da sua preservação. Tendo por objetivo fazer com que o seu impacto na natureza seja mínimo, preserva e dinamiza os vários habitats existentes, nomeadamente, charcas temporárias, pinhal manso, pinhal bravo, eucaliptal, povoamento de sobreiros, lagoa, dunas, entre outros, oferecem a possibilidade de desenvolvimento de um elenco de fauna e flora bastante diversificado.
Nesse sentido, o Verdelago Resort tem vindo a criar parcerias e programas com diversas entidades por forma a “estudar” e apoiar o desenvolvimento desses habitats da melhor forma possível, nomeadamente, com a Vita Nativa, CCMAR (Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve), 2BForest e Ambientar.