Agora que entrámos no novo ano, é hora de considerar a marcação das férias e aproveitar ao máximo os feriados, pontes e fins de semana prolongados. Com 13 feriados obrigatórios em Portugal em 2024, há diversas oportunidades para estender o tempo de descanso. Descubra como otimizar esses períodos ao longo do ano, segundo a informação partilhada pelo Doutor Finanças.
Feriados em 2024
Os feriados obrigatórios em Portugal para 2024 são:
- Ano Novo – 1 de janeiro (segunda-feira)
- Sexta-Feira Santa – 29 de março (sexta-feira)
- Páscoa – 31 de março (domingo)
- Dia da Liberdade – 25 de abril (quinta-feira)
- Dia do Trabalhador – 1 de maio (quarta-feira)
- Corpo de Deus – 30 de maio (quinta-feira)
- Dia de Portugal – 10 de junho (segunda-feira)
- Assunção de Nossa Senhora – 15 de agosto (quinta-feira)
- Implantação da República – 5 de outubro (sábado)
- Dia de Todos os Santos – 1 de novembro (sexta-feira)
- Restauração da Independência – 1 de dezembro (domingo)
- Dia da Imaculada Conceição – 8 de dezembro (domingo)
- Natal – 25 de dezembro (quarta-feira)
Além desses, existem feriados municipais, como o de Santo António (13 de junho), São João (24 de junho), São Pedro (29 de junho), variando de acordo com a localidade.
Maximizar os dias de descanso, mês a mês
Janeiro: O Ano Novo (1 de janeiro – segunda-feira) oferece a oportunidade de um fim de semana prolongado, ideal para celebrar o réveillon.
Fevereiro: O Carnaval (13 de fevereiro – terça-feira) é opcional, mas pode ser aproveitado para criar uma “ponte” e ter quatro dias de descanso com apenas um dia de férias.
Março: A Sexta-Feira Santa (29 de março) e o Dia de Páscoa (31 de março) proporcionam a hipótese de aproveitar um fim de semana prolongado ou até mesmo uma semana inteira de descanso.
Abril: O Dia da Liberdade (25 de abril – quinta-feira) oferece a oportunidade de fazer uma ponte e desfrutar de um fim de semana prolongado.
Maio: O Dia do Trabalhador (1 de maio) calha a um domingo, mas a proximidade com o feriado de 25 de abril permite juntar os fins de semana, proporcionando 11 dias de descanso com apenas cinco dias de férias.
Junho: Além do Dia de Portugal (10 de junho – segunda-feira), há feriados populares como Santo António (13 de junho – quinta-feira) e São João (24 de junho – segunda-feira).
Julho: Sem feriados, julho é ideal para descansar nos fins de semana ou tirar dias de férias.
Agosto: Com o Dia da Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto – quinta-feira), é possível criar uma ponte e ter um fim de semana prolongado.
Setembro: Setembro não tem feriados.
Outubro: O feriado da Implantação da República (5 de outubro) calha a um sábado. Se trabalha ao fim de semana, este feriado é para si.
Novembro: O Dia de Todos os Santos (1 de novembro – sexta-feira) permite estender o fim de semana, sendo uma época de preços mais acessíveis para viagens, como nos conta o Doutor Finanças.
Dezembro: Os feriados de Restauração da Independência (1 de dezembro) e Dia da Imaculada Conceição (8 de dezembro) calham a um domingo.
Planear com antecedência e aproveitar estas oportunidades ao longo do ano pode tornar as férias mais prolongadas e relaxantes. Lembre-se de considerar o calendário escolar se tiver filhos em idade escolar.
Leia também: Conheça a praia algarvia que já foi eleita a melhor da Europa