Foi detetada uma nova subvariante da Covid-19 que se está a propagar nalgumas partes do mundo, denominada de JN.1, e que descende da BA.2.26. Foi detetada pela primeira vez nos Estados Unidos, em setembro, mas já há relatos de casos em mais 11 países, incluindo Portugal. Fique a conhecer os sintomas mais comuns.
Pode ser difícil para as pessoas identificarem os sintomas, que são facilmente confundíveis com uma constipação ou gripe.
Para já, a variante JN.1 pode ser difícil de ser identificada pelas pessoas, pois os sintomas são facilmente confundíveis com uma constipação ou gripe, como explica William Schaffner, professor da Universidade Vanderbilt, dos Estados Unidos. “É uma variante descendente da Ómicron e parece ser semelhante [quanto a sintomas]”, diz o especialista, em declarações ao portal Prevention.
De acordo com o Serviço de Saúde britânico, os principais sintomas da Covid-19 mudaram ao longo do tempo. A lista atual de referência inclui os seguintes:
- Temperatura alta ou tremores
- Tosse nova e contínua
- Nariz entupido ou a escorrer
- Cansaço ou exaustão
- Dor de garganta
- Dor de cabeça
- Falta de ar
- Perda ou alteração no sentido do olfato ou paladar
- Perda de apetite
- Diarreia
Já no caso de ter gripe, pode esperar os seguintes sintomas:
- Temperatura alta repentina
- Tosse seca
- Diarreia ou dor de barriga.
- Cansaço ou exaustão
- Dor de cabeça
- Dor de garganta
- Perda de apetite
- Dificuldade em dormir
No caso de ficar infetado
A DGS explica que “muitas pessoas com Covid-19 não são infeciosas após 5 dias”. Por isso, se testar positivo, “minimize o contacto com outras pessoas, durante pelo menos 5 dias de sintomas”.
Ainda assim, é aconselhado “evitar locais com aglomerados de pessoas, como transportes
públicos, ou qualquer local fechado ou mal ventilado” e se praticar atividade física, “faça-o ao ar livre ou em locais onde não entre em contacto próximo com outras pessoas”.
Devo faltar ao trabalho?
Neste caso, a DGS apenas refere que “se possível, contacte a sua entidade patronal para discutir as
opções disponíveis como trabalhar a partir de casa”. Com o fim do estado de alerta associado à pandemia, deixou de ser obrigatório o isolamento mediante confirmação do contágio.
Posso pedir baixa médica?
Por já não estarmos em estado de alerta, a SNS 24 deixou de passar baixas por Covid-19. Assim, estas passam a ser pagas de forma semelhante às baixas médicas por outras doenças.
De destacar que através do SNS 24 consegue obter baixas por doença, sendo que não podem ultrapassar os três dias consecutivos e estão limitadas a duas vezes por ano.
Leia também: Conheça o truque para preparar em casa castanhas perfeitas iguais às de rua