A Universidade do Algarve (UAlg) já apresentou o seu plano de levantamento progressivo das medidas de conteção motivadas pela pandemia do novo coronavírus.
A academia vai, a partir desta segunda-feira, 4 de maio, abrir portas e retomar as atividades presenciais, ainda que as aulas continuarão a ser realizadas através do ensino à distância.
Ainda assim, existe uma exceção para as aulas que têm de decorrer em laboratório, por constituírem pré-requisitos essenciais para o prosseguimento dos estudos.
O serviços que estarão abertos serão as cantinas e bibliotecas.
No caso das cantinas, o seu funcionamento será em regime presencial e em regime de take away. Tal como sugere o Governo, o espaço está obrigado a adotar medidas de limitação do número de pessoas em simultâneo. As regras de higiene estarão também presentes.
Por cada Campus, um bar será aberto. Segundo o documento da Universidade do Algarve,os restantes bares, restaurante grill e o restaurante universitário continuam encerrados.
Também as bibliotecas serão reabertas. Terão limitação do número de utilizadores e cumprirão as normas de segurança.
Quanto aos Serviços Académicos, os Serviços de Ação Social, o Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade e os Secretariados das Unidades Orgânicas, estarão em regime de atendimento não presencial.
O plano da UAlg para o levantamento progressivo das medidas de contenção motivadas pela pandemia, aplica-se a todos os trabalhadores docentes e não docentes, estudantes e investigadores da Universidade do Algarve, bem como a todos os que participem em atividades que ocorram nas instalações da Instituição.
Sabe-se ainda que no início da próxima semana será publicado um despacho reitoral com informação mais detalhada sobre o regime excecional de funcionamento das atividades letivas.