No próximo dia 14 de janeiro a aldeia da Cortelha, em pleno interior do concelho de Loulé, promove mais um passeio pedestre e desta feita a temática será a tradicional matança do porco.
“Na Serra do Caldeirão vive-se por estes dias a tradição da matança do porco e da feitoria das saborosas chouriças. Depois de um ano a criar e a alimentar os seus porcos, chegou o frio e de forma a poderem extrair o sustento para mais um ano, os habitantes do interior do concelho de Loulé, cumprem em suas casas as habituais matanças de porco, que mais não são dias de muito trabalho, mas também de convívio entre familiares e amigos”, explica a Associação dos Amigos da Cortelha.
Esta tradição constituiu no passado uma importantíssima forma de subsistência para as gentes do interior algarvio, proporcionando alimentos que podiam ser armazenados e consumidos durante o ano.
O ritual da “matança” desenvolvia-se ao longo de vários dias e dele fazia parte um forte convívio social, entre familiares e amigos.
Com o objetivo de presentear os participantes de mais um Passeio Pedestre com as tradições serranas por vezes desconhecidas de outros locais mais a litoral, a Associação dos Amigos da Cortelha vai recriar a matança do porco, com uma encenação das habituais tarefas que neste dia são desempenhadas pelos homens e mulheres serranos.
Assim, no próximo dia 14 de janeiro, volta a realizar-se na Cortelha o habitual Passeio Pedestre da Matança do Porco, onde os participantes poderão deslumbrar-se com as belas paisagens que a freguesia de Salir oferece nesta altura do ano, com a partida para o percurso de aproximadamente 10 kms a ser dada pelas 09:00.
Ao longo do percurso os pedestrianos poderão observar algumas das rotinas que até há bem pouco tempo faziam parte do quotidiano das gentes da serra algarvia e no final são todos prendados com um lanche serrano de iguarias associadas à “Matança do Porco”.
Esta atividade é organizada pela Associação dos Amigos da Cortelha e conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Salir.
As inscrições podem ser feitas aqui.
Leia também: Esta vila do Algarve é comparada a uma ilha da Grécia