Todas as praias do concelho de Olhão – Armona-Mar, Armona-Ria, Fuseta-Mar e Fuseta-Ria – voltam, pelo quinto ano consecutivo, a hastear a Bandeira Azul, símbolo de reconhecimento de qualidade ambiental.
O presidente da autarquia, António Miguel Pina, confessa-se satisfeito com a renovação destes galardões: “Mais uma vez, a totalidade das praias do concelho de Olhão foi galardoada. Esta é a prova cabal do trabalho reiterado e constante que tem vindo a ser feito em termos de preservação da qualidade ambiental nos nossos espaços balneares”.
Foram galardoadas, este ano, 360 praias – 322 costeiras e 38 fluviais – mais oito que em 2019.
Devido à pandemia de covid-19, o tema deste ano é “De volta ao mar, com a atitude de mudar”.
A Bandeira Azul é um galardão ambiental atribuído anualmente às praias, marinas e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de gestão ambiental, educação ambiental, informação, qualidade da água balnear, serviços e segurança dos utentes.
Em Portugal, o galardão é desenvolvido pela Associação Bandeira Azul, secção portuguesa da Foundation for Environmental Education, e conta com o apoio técnico da Agência Portuguesa do Ambiente, entre outras entidades públicas e privadas.
De acordo com as Nações Unidas, cerca de 80% do lixo marinho tem origem em atividades desenvolvidas em terra e, todos os anos, entre 1.15 e 2.41 milhões de toneladas de lixo chegam ao oceano através dos rios.
Relacionado:
Acesso à praia é livre, vermelho não é proibição de entrar, garante ministro
Praias devem ter equipa de informação e segurança para avaliar implementação das medidas
Algarve volta a ser a região portuguesa com mais praias com Bandeira Azul
António Miguel Pina sobre assistentes de praia: “pode parecer um pouco estranho no início”
Praias algarvias terão assistentes para sensibilizar e organizar banhistas
Conheça todas as regras de utilização das praias em tempos de pandemia
Comunidade Intermunicipal do Algarve satisfeita com regras para utilização das praias