O tempo mais frio está a chegar. A “descida gradual das temperaturas” vai sentir-se já este fim de semana, adianta Maria João Frade ao Expresso. Porém, a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) diz que ainda é cedo para falarmos de uma vaga de frio polar.
Já a partir deste sábado, as regiões Sul e Centro vão ter temperaturas máximas mais baixas e, no domingo, a descida vai verificar-se em todo o país, sobretudo no interior, onde será “acentuada”.
As temperaturas máxima e mínima descem a partir da próxima semana na generalidade do território: vão rondar os 12 a 15 graus Celsius no caso das máximas e os três a sete graus nas mínimas.
Na “faixa costeira”, isto é, no litoral do país as temperaturas mínimas vão rondar os oito/ dez graus. Já na Beira Alta e Nordeste Transmontano (interior) espera-se ainda mais frio, com as mínimas a rondar os menos quatro a zero graus, diz a meteorologista.
No fim de semana é também esperada alguma “precipitação fraca e dispersa”, sobretudo no sábado e na região Sul – Baixo Alentejo e Algarve – e no interior do país. No Norte e Centro a chuva será “muito fraca”. Já no domingo a precipitação diminui, adianta ainda Maria João Frade.
Além do frio e da chuva, há ainda a possibilidade de “queda de neve nas terras altas”. O vento também pode soprar forte durante a próxima semana, mas será fraco a moderado na maioria do país, de acordo com as previsões do IPMA.
– Notícia do Expresso, jornal parceiro do POSTAL