O Quarteto Contratempus apresenta, no Teatro das Figuras, no próximo dia 21 de Outubro, pelas 21.30 horas, Os dilemas Dietéticos de uma Matrioska do Meio, uma ópera buffa (cómica) em um acto, portuguesa e contemporânea, que conta com encenação de António Durães, composição de Nuno Cortê-Real e libreto de Mário João Alves.
Os Dilemas Dietéticos de uma Matrioska do Meio é uma criação que envolve todos os instrumentistas em cena, também eles na qualidade de actores; apela a uma interacção com o público durante o espectáculo; e inclui a participação especial de elementos de grupos de teatro amador das cidades em que é apresentado, sendo que em Faro contará com a participação do Grupo de Teatro Lethes.
Um grande propósito do Quarteto Contratempus é fazer proliferar uma ópera mais acessível, que consiga chegar a mais público. Este colectivo considera que, ao trabalhar o humor em cena, essa proximidade consegue-se de uma forma descontraída, mantendo sempre a qualidade e seriedade do objecto de criação que é oferecido ao público.
O Quarteto Contratempus é um grupo de música contemporânea fundado em 2008 pelos músicos, Teresa Nunes (Soprano), Crispim Luz (Clarinete), Susana Lima (Violoncelo) e Brenda Vidal Hermida (Piano), no contexto académico da ESMAE, no Porto. Este projeto transpôs as fronteiras académicas, de forma a fazer chegar a um público mais alargado a arte sublime que é a música. O Quarteto Contratempus dedica-se a produzir e interpretar obras de música contemporânea e tem vindo a trabalhar com inúmeros compositores, libretistas e encenadores nomeadamente Fernando Lapa, Daniel Moreira, João Guilherme Ripper, Fátima Fonte, Nuno Cortê-Real, António Durães, Mário João Alves, Tiago Schwäbl, entre outros. As suas criações estrearam em Portugal, Espanha e Brasil.
Toda a programação, bem como informação relativa a preços, reservas e vendas online, está disponível no sítio de Internet do teatro.