A sessão de apresentação da proposta de Plano de Cogestão do Parque Natural da Ria Formosa (PNRF) realiza-se esta quinta-feira, pelas 18:00, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, em Tavira.
A proposta encontra-se em fase de consulta pública até dia 10 de janeiro. Durante este período, os interessados podem remeter os seus contributos para a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, através do e-mail: [email protected]
“O modelo de cogestão do PNRF representa uma importante forma de gestão de proximidade das áreas protegidas com intervenção dos municípios e das entidades responsáveis pela promoção do desenvolvimento sustentável e da valorização dos espaços naturais classificados”, sublinha a autarquia tavirense.
A Ria Formosa é a maior zona húmida do sul de Portugal e uma das áreas do país mais ricas em biodiversidade.
O Parque Natural da Ria Formosa (PNRF) está situado no sotavento algarvio, assente na importante zona lagunar aí existente. Cobre uma superfície de cerca de 18.000 ha, incluindo a área submersa abrangendo os concelhos de Faro, Loulé, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António.
A Reserva Natural da Ria Formosa foi constituída em 1978, tendo sido reclassificada como Parque Natural em 1987.
Leia também: Plano de Cogestão do Parque Natural da Ria Formosa em consulta pública até 10 de janeiro