Os preços das casas estão cada vez mais elevados e, apesar de se prever uma baixa de preços no futuro, não se sabe quando chegará esse momento. Muitos portugueses estão a ficar sem dinheiro para pagar a renda ou a prestação da casa e, caso esteja nessa situação e queira continuar a viver em Portugal, uma das soluções pode passar por mudar-se para uma das cidades mais baratas para morar no nosso país.
Avança o site Swap Câmbio que a cidade mais barata para morar em Portugal é Braga. Destaca a mesma fonte que, para além de o preço médio do aluguer de um apartamento de dois quartos estar fixado nos 550 euros, a cidade tem uma vasta oferta de emprego, não esquecendo o clima agradável durante todo o ano. Mais cara do que Braga, mas também com preços acessíveis para viver, está a cidade de Coimbra, situada na região centro de Portugal.
Em Coimbra, o aluguer de um apartamento de dois quartos custa, em média, 600 euros. A encerrar o pódio surge a cidade de Viseu. Apesar de a média do aluguer de apartamento ser mais baixa do que em Braga e Coimbra (500 euros para um apartamento com dois quartos), o que é certo é que a definição de cidade barata para morar envolve também outras variáveis, nomeadamente os preços da alimentação, transportes e lazer.
É por causa destas três outras variáveis que Viseu não surge nesta lista à frente de cidades, como Coimbra e Braga.
Caso prefira morar na região do Alentejo, Évora é uma cidade histórica com um custo de vida acessível. Para além de as rendas das casas rondarem os 500 euros por mês, a cidade que se destaca pelo seu vasto património histórico pode ser também uma mais valia por se encontrar relativamente perto de Lisboa.
Leia também: Conheça o arroz muito consumido em Portugal que é bastante contaminado por agrotóxicos