O mês do Natal é sinónimo de paz, mas dezembro chegou com a informação de que parece continuar a não haver “paz” no que diz respeito aos preços das casas. Em Portugal, o preço das casas continua a subir e o preço do metro quadrado está nos 2.783 euros, mais 1,8% do que em outubro, e mais 10% do que em finais de novembro do ano passado. No final de novembro, o custo para comprar casa estava perto dos 2.800 euros por metro quadrado.
Cada vez são mais os que procuram casa e a preocupação com os preços também cresce. Avança o Podcast Explicador Renascença que os preços estão a crescer e vão manter essa tendência enquanto a procura for muito superior à oferta. A Renascença vai mais longe e ilustra a sua explicação com um exemplo da JLL, uma consultora na área do imobiliário, que alerta: “para cada casa nova que surge no mercado, existe procura para comprar nove”.
Tanto é o desequilíbrio entre a oferta e a procura de casas, que o mercado fica pressionado e a única consequência possível é o aumento dos preços. Ao contrário do que muitos pensam, Lisboa e Porto foram as cidades onde o custo das casas subiu menos no último mês, embora continuem a ser as cidades onde a habitação está mais cara.
Quanto a datas para os preços das casas começarem a descer, o que se sabe é que estava prevista uma descida acentuada dos mesmos no segundo semestre deste ano.
A previsão não se materializou e, embora não haja certezas, o Explicador Renascença esclarece que “a desaceleração do aumento dos preços em algumas regiões, que está a acontecer também em Lisboa e no Porto, parece apontar para uma tendência de estabilização que, no futuro, poderá mesmo levar a uma queda dos preços”.
Leia também: Saiba onde comprar uma botija de gás por metade do preço