Num total de 250 estabelecimentos, foram servidas, durante as três etapas da Rota do Petisco 2016, perto de 240 mil rotas.
Dividida em três etapas, este ano, a Rota do Petisco chegou mais longe, marcando presença em seis concelhos algarvios. Logo em Maio, Lagos e Aljezur (29.742 mil rotas) acolheram pela primeira vez o evento. Seguiram-se os concelhos de Monchique, Silves e Lagoa (22.319 rotas) e a Rota chegou a lugares nunca antes petiscados. Em Setembro voltou às raízes e, durante quatro semanas, Portimão e Alvor (181.176 rotas) apresentaram o que de melhor têm para saborear. Comparando com o período análogo no ano passado, registou-se um crescimento de perto de 20%.
Traduzindo estes números em valores financeiros, o impacto económico directo (o valor das ementas vendidas) esteve na ordem dos 665 mil euros. Este valor é ainda mais significativo quando comparado com o investimento na concretização do evento, estimado em menos de 150 mil euros e maioritariamente suportado por trabalho voluntário. Os números que fizeram o evento foram divulgados no dia 28 de Outubro, na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.
Com um novo formato e um novo calendário, a “forte adesão do público” manteve-se e o evento é já numa imagem de marca do que é petiscar no Algarve.
A Rota do Petisco voltou a ser solidária em 2016 e, este ano, contou com o apoio da Liberty Seguros. Mais de 21 mil euros foram angariados através da doação de 1 euro na aquisição do Passaporte da Rota, os quais irão reverter na sua totalidade para o apoio de 12 projectos sociais locais.
No dia 28 de Outubro, na Festa de Encerramento da Rota do Petisco, também se ficou a saber o que os participantes pensam sobre o evento. Através de dados recolhidos em inquéritos individuais, foi possível traçar o retrato do petiscador-tipo. A faixa etária predominante compreende-se entre os 26 e os 55 anos, tendo o público feminino a participação mais significativa. Portimão voltou a dominar enquanto concelho de residência da maioria dos petiscadores. Os pequenos grupos (entre 2 a 5 elementos) foram maioritários e uma fatia significativa dos petiscadores que responderam ao inquérito participaram nas três rotas. Questionados sobre a forma como tomaram conhecimento da Rota do Petisco, além do tradicional passa-palavra, os meios que se revelaram mais eficientes na divulgação do evento foram os cartazes, ‘mupies’ e ‘outdoors’ e a página de facebook da Rota.
A Festa de Encerramento do evento foi igualmente o momento em que se ficaram a conhecer os afortunados vencedores dos prémios da Rota, bem como quais foram os mais inspirados artistas e fotógrafos entre os petiscadores que participaram nas iniciativas “Rota da Ilustração Sagres” e “Rota das Imagem Sagres”, dinamizadas pelos nossos parceiros MODO e André Mota – Fotografia e Vídeo. Os melhores trabalhos estão patentes na exposição “A Minha Marca na Rota”, na Casa Manuel Teixeira Gomes durante o mês de Novembro.
Organizado pela associação Teia D’Impulsos, o evento voltou a alicerçar-se nas parcerias entre entidades públicas, associações de cidadãos e empresas. Tal como no ano passado, a Rota contou com o patrocínio oficial da cerveja Sagres.. No campo das parcerias, destaque para a colaboração da associação Alvorecer, responsável pela zona de Alvor, da ACRAL e dos Mercados de Portimão, na dinamização da Rota do Comércio e da Rota do Mercado, bem como o apoio prestado pelos municípios por onde a Rota passou.