“Todas as bacias hidrográficas” de Espanha “apresentam contaminação com substâncias tóxicas”, revela o relatório Toxic Rivers, elaborado pela organização ambientalista espanhola Ecologistas en Acción e apresentado no início de março. De acordo com o jornal “Público”, tanto as águas superficiais (rios, reservatórios, lagos) como os aquíferos subterrâneos estão contaminados com pesticidas, herbicidas e metais pesados. No entanto, não se sabe qual o impacto desta carga poluente em território português.
A análise destaca a “extensa contaminação” das águas de várias bacias “com o herbicida glifosato”, o principal contaminante das águas dos rios Minho, Tejo, Cantábrico Ocidental e Oriental, Douro, Guadiana, bacias internas da Andaluzia, Júcar e Segura. Para além disso, evidencia as “deficiências” nas legislações europeia e espanhola.
“Os rios espanhóis estão profundamente poluídos por pesticidas, herbicidas e outras substâncias químicas”, conclui o relatório. A Espanha utiliza quase 80 milhões de quilos de agrotóxicos com destaque para o herbicida.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL