O Reitor da Universidade do Algarve (UAlg) autorizou a dispensa das aulas no dia do desfile académico, que se realiza esta terça-feira pelas ruas da cidade de Faro. A solicitação foi feita pela Associação Académica da UAlg e, após a aceitação por parte da instituição, a reitoria exige apenas que sejam cumpridas as normas estabelecidas no despacho reitoral emitido a 8 de Setembro deste ano.
No documento a UAlg proibia “qualquer actividade de praxe” na semana de 12 a 16 de Setembro e ainda no dia 19 de Setembro, até às 14 horas, para os cursos das Escolas Superior de Educação e Comunicação, Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Escola Superior de Saúde, Cursos do Instituto Superior de Engenharia e Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e nos Cursos do Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina, da Faculdade de Economia e da Faculdade de Ciências e Tecnologia”.
Relativamente ao desfile a reitoria estabelecia, nesse mesmo despacho, a proibição do uso de “substâncias ou produtos que ofendam a higiene e a saúde, individual e pública, nomeadamente que visem a criação de maus odores e sujidade nos estudantes”, bem como a distribuição ou fornecimento, “de bebidas alcoólicas a estudantes que integrem o cortejo”, normas que, apesar da dispensa, se mantêm inalteradas.
A reitoria dá assim tréguas às actividades académicas e permite a participação, sem o prejuízo de faltas de comparência, para todos os alunos da instituição.
(Com Henrique Dias Freire)