Com o ano novo a aproximar-se chega a hora de se fazer um balanço de 2024 e apontar as metas de 2025. Os desejos para o ano novo também têm um lugar de destaque na época festiva e entre os mais ouvidos estão a saúde e o dinheiro. Este último tem uma grande importância para os portugueses e, caso se tenha reformado em 2024, saiba que este desejo irá cumprir-se logo no início de 2025.
Diz a legislação que todos os anos as pensões são atualizadas com base na inflação (média anual do Índice de Preços ao Consumidor, sem habitação) e no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) real nos últimos dois anos. Combinando estes indicadores, aplicam-se fórmulas específicas que variam consoante o valor da pensão.
Avança o site do banco Santander que em 2025, o valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS) é de 522,50 euros face ao valor atual, subindo 13,26 euros face a 2024. Para além disso, está previsto já para o início do próximo ano um aumento adicional extraordinário e permanente de 1,25% nas pensões até 1527,78 euros e que foi aprovado na sequência das alterações ao Orçamento do Estado.
Quer isto dizer que todos aqueles que recebem uma pensão de valor abaixo dos 1.527,78 euros vão ser aumentados já a partir do próximo mês de janeiro.
No entanto, a grande novidade vai para os portugueses que se reformaram durante o ano que agora vai terminar. É que, normalmente, aqueles que se reformavam não viam a sua pensão ser atualizada logo no ano a seguir à sua atribuição. Ainda assim, entraram em vigor novas medidas que permitem a atualização das pensões logo no ano posterior àquele em que se reformou.
Note que estas mudanças se aplicam a pensões atribuídas pela Segurança Social e pela Caixa Geral de Aposentações e os primeiros beneficiários destas novas regras serão aqueles que se reformaram ao longo deste ano. As pensões atribuídas até 2023 ficam excluídas.
Leia também: Novidade do Lidl (chega antes do natal) promete fazer esquecer a Air Fryer que tem em casa