A forma como começa o seu dia tem uma grande influência no seu corpo. Existem alguns hábitos que quando realizados assim que acorda podem contribuir para perder peso de forma saudável e responsável.
O processo de perder peso é atingido através do déficit calórico, ou seja, é necessário comer menos calorias do que aquelas que se gastam. Esta conta pode parecer simples, mas há outros fatores que são necessários para alcançar esta equação.
O jornal El Español revelou quatro dicas que deve seguir todas as manhãs para que consiga emagrecer sem grande esforço.
1 – Ao pequeno-almoço deve apostar numa refeição cheia de proteínas. Ao seguir esta recomendação vai-se sentir saciado ao longo de várias horas. Alguns exemplos são: iogurte grego, quinoa, peru ou salmão fumado, por exemplo.
2 – Aproveite a luz do sol. A vitamina D ajuda a que se sinta com mais energia e também está relacionada com a perda de peso. Pode fazer um passeio ou simplesmente ir até à varanda. Deverá estar exposto ao sol entre 10 a 15 minutos.
3 – Beba água logo de manhã. Deve começar o dia com um ou dois copos de água. É uma forma de hidratar o corpo. O seu metabolismo estará assim estimulado logo pela manhã, o que irá ajudar no processo de queimar calorias.
4 – Tenha um estilo de vida ativo. Comece o dia a fazer exercício. Se não conseguir de manhã porque trabalha, pode também praticar alguma atividade física ao final da tarde, depois do trabalho.
Consegue perder peso através do déficit calórico, ou seja, é necessário comer menos calorias do que aquelas que gasta.
Efeito iô-iô
A Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga, realça, em declarações ao site A Gazeta, que o segredo para emagrecer e evitar o efeito ioiô está em adotar um novo estilo de vida, pois a obesidade é uma doença crónica, sem cura, mas controlável. Mesmo após atingir um peso saudável, a pessoa com obesidade deve continuar com os hábitos saudáveis adquiridos durante o processo de emagrecimento.
O efeito ioiô geralmente ocorre quando alguém retoma os mesmos hábitos alimentares e estilo de vida que levaram ao ganho de peso anterior. Portanto, é importante evitar dietas extremamente restritivas e “milagrosas”, que frequentemente têm mais riscos do que benefícios à saúde. Tais dietas podem levar a deficiências nutricionais, transtornos alimentares e emocionais, além de aumentar o risco de recaída de ganho de peso.
Leia também: Conheça a praia algarvia que já foi eleita a melhor da Europa