Até ao fim do mês de Novembro todos os comandos do país vão receber pulseiras para colocar em idosos ou em adultos, sem limite de idade, e que sofram de doenças que possam levar a algum tipo de desorientação.
No Algarve todos os concelhos estão abrangidos pelo programa “Estou Aqui Adultos”, confirmou ao POSTAL fonte do Comando Distrital da PSP de Faro. As pulseiras funcionam da mesma forma que as do programa “Estou Aqui” para crianças. Terão um número de utilizador, um código especifico para cada pessoa e o número 112. Sempre que alguém for encontrado perdido, bastará ligar para o número de emergência ou para uma esquadra da PSP, fornecer o código alfanumérico gravado na pulseira e de imediato será accionado um carro patrulha e a família alertada.
As pulseiras podem ser pedidas através do site “Estou Aqui” e levantadas na esquadra da PSP mais próxima pela instituição, pela família ou pela própria pessoa. “Em casos onde não exista esquadra da PSP, como acontece em Loulé, o levantamento pode ser feito na esquadra mais próxima”, adiantou a mesma fonte.
A nível nacional serão distribuídas, numa primeira fase, 20 mil pulseiras. Na região do Algarve o número de pulseiras que os comandos vão receber ainda não foi definido.
O projecto é pioneiro a nível mundial e teve a sua fase piloto entre Dezembro de 2015 e Março de 2016 tendo sido testado com cinco mil utentes de várias instituições de Lisboa.
A pulseira tem dois anos de “vida útil”, devendo ser renovada na base de dados findo esse período.
(Com Henrique Dias Freire)