A primeira-dama dos Estados Unidos da América fez este domingo uma visita surpresa à Ucrânia, onde se encontrou com a primeira-dama ucraniana.
Jill Biden e Olena Zelenska estiveram numa escola de Uzhhorod, uma cidade de 100 mil habitantes junto à fronteira com a Eslovénia que nos últimos dois meses tem estado a receber milhares de deslocados de outras cidades ucranianas.
“Queria vir no Dia da Mãe”, disse a mulher do Presidente norte-americano, citada pela agência Associated Press. “Pensei que era importante mostrar à população ucraniana que esta guerra tem sido brutal e que tem de acabar, e que os norte-americanos estão ao lado dos ucranianos.”
A primeira-dama dos Estados Unidos fez a viagem de forma secreta e esteve cerca de duas horas na Ucrânia.
Encontrou-se com a mulher do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que tem estado com os filhos numa localização secreta por segurança.
A primeira-dama ucraniana agradeceu a Jill Biden pelo seu “ato corajoso” e disse:
“Nós percebemos o que é preciso para a primeira-dama dos Estados Unidos vir aqui durante a guerra, quando as ações militares estão a acontecer todos os dias, onde as sirenes estão a tocar todos os dias – até hoje.”
Depois do encontro privado, as duas primeiras-damas juntaram-se a um grupo de crianças, que vive na escola, para fazerem presentes para o Dia da Mãe.
A visita de Jill Biden acontece depois de, em março, o Presidente norte-americano ter visitado a Polónia, onde revelou que estava desapontado por não poder ir à Ucrânia por razões de segurança.
- VÍDEO: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL