O anúncio foi feito, esta sexta-feira, pelo porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov. Além do encontro com o Presidente russo, o secretário-geral da ONU, António Guterres, vai reunir-se com o ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov.
“[Na próxima] terça-feira, dia 26 de abril, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, vai a Moscovo para reunir-se com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergueï Lavrov. (…) E vai ser também recebido pelo Presidente Vladimir Putin”, anunciou Peskov.
Segundo nota divulgada pelas Nações Unidas, Guterres terá em Moscovo uma reunião de trabalho e um almoço com o ministro Serguei Lavrov, e será depois recebido por Vladimir Putin.
A informação foi avançada pela agência France Press e, posteriormente, confirmada pelo porta-voz do Kremlin.
Saliente-se que a marcação destes encontros em Moscovo acontece depois de, no início desta semana, o o porta-voz do secretário-geral da ONU, Stéphane Dujarric, ter revelado que António Guterres solicitou, por carta, ao Presidente russo e ao chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky, que o recebessem nas respetivas capitais, para discutir “passos urgentes” para travar a guerra.
Esse pedido foi feito esta terça-feira, através de cartas separadas entregues às Missões Permanentes da Federação Russa e da Ucrânia nas Nações Unidas.
“Nessas cartas, o secretário-geral pediu ao Presidente Vladimir Putin para recebê-lo em Moscovo e ao Presidente Volodymyr Zelensky para recebê-lo em Kiev”, diz um comunicado divulgado por Dujarric.
- Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL