A Eurocidade do Guadiana vai celebrar na Feira Terra de Maio do Azinhal, que se realiza entre esta sexta-feira e domingo, os actos comemorativos do mês da Europa, destacando entres as atividades programadas a atribuição do Prémio de Cooperação Transfronteiriça, que no presente ano será atribuído ao Centro de Cooperação Policial do Sul, localizado na Ponte Internacional do Guadiana, e no qual são prestados serviços conjuntos e coordenados dos corpos de segurança de Portugal e Espanha desde 2009.
Os órgãos de gestão e equipa técnica da Eurocidade escolheram no presente ano entregar a distinção às equipas que prestam serviços conjuntos e que cooperam desde 2009 na luta pela delinquência, segurança e outros serviços de apoio aos cidadãos.
A Eurocidade do Guadiana que destaca em especial “o trabalho desenvolvido por todos os elementos que integram o Centro de Cooperação Territorial do Sul durante os anos de pandemia, com os fechos da fronteira, medidas de controlo sanitário e outras actividades complementares que habitualmente se desenvolvem no espaço transfronteiriço”.
As equipas que desenvolvem o trabalho no edifício situado na praça da Ponte Internacional, são a Guarda Civil, a Policia Nacional e Aduaneira da parte espanhola, e pela parte portuguesa a Guarda Nacional Republicana, a Policia de Segurança Pública, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Policia Judiciária e Aduaneira.
A entrega do prémio contará com a presença da ministra da Coesão Territorial do Governo Português, Ana Abrunhosa, e dos responsáveis máximos municipais dos concelhos da Eurocidade do Guadiana.
O Prémio de Cooperação Transfronteiriça da Eurocidade foi Guadiana teve a sua primeira edição no ano passado, coincidindo com os actos do mês da Europa, tendo sido atribuído às empresas espanhola e portuguesa que gerem de forma coordenada o serviço de transporte fluvial entre Ayamonte e Vila Real de Santo António.