O capitão do porto de Lagos, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, coordenou, ao início da tarde desta segunda-feira, uma acção de resgate de dois praticantes de caiaque que se encontravam a três milhas a Norte do Cabo de São Vicente, em frente à praia da Ponta Ruiva, e sem condições para regressar a terra pelos próprios meios, em virtude da fadiga e condições meteo-oceanográficas adversas para a prática da actividade.
O alerta foi dado ao comando-local da Polícia Marítima de Lagos pelas 14.45 horas, tendo sido deslocada de imediato para o local a embarcação “SR33” da estação salva-vidas do ISN de Sagres.
“Os dois praticantes, de nacionalidade espanhola e com cerca de 30 anos de idade, apesar das condições meteorológicas adversas para a prática da actividade, entraram no mar e, logo após terem saído do abrigo natural da falésia, foram rapidamente arrastados pelo vento”, explica a Autoridade Marítima Nacional (AMN) em comunicado publicado há instantes na sua página da internet.
Os dois homens foram resgatados pela embarcação salva-vidas “SR33” às 15.35 horas e transportados para o interior do porto da Baleira.
“Embora apresentassem sinais de fadiga e frio, não foi necessária qualquer intervenção médica”, conclui a AMN.