O hábito de deixar o chapéu-de-sol no areal para marcar um lugar na praia já é antigo e, para uns, é uma tradição. Ao caminhar pela extensão de areia que vai desde Vila Real de Santo António até Cacela Velha, a determinadas horas do dia são mais os chapéus-de-sol que se encontram fechados, do que aqueles que têm alguém deitado na sua sombra. O mesmo acontece em praias mais pequenas, o que impede a chegada de novos banhistas.
Há quem se questione sobre a possibilidade de deixar o chapéu-de-sol a marcar lugar na praia, mas, para já, não existe qualquer norma que o proíba. No entanto, em 2020, por força da pandemia da Covid-19, chegou a ser proibido deixar objetos a marcar lugar nas praias do Algarve, entre as 20:30h e as 8:30h, sob pena de serem removidos. Em causa estava o facto de nesse ano existirem limites de lotação das praias.
O fim da pandemia da Covid-19 ditou também o fim desta regra que se aplicava às praias do Algarve, pelo que passou a ser novamente permitido marcar lugar no areal. No entanto, saiba que apenas não pode deixar o seu chapéu-de-sol à frente da zona alugada pelos concessionários. Em frente à área de aluguer de chapéus-de-sol apenas pode colocar uma toalha.
Enquanto em Portugal não existe qualquer lei que o impeça de colocar o seu chapéu-de-sol a reservar um espaço na praia, em Itália, por exemplo, se o deixar de um dia para o outro poderá ter de pagar uma multa no valor de 200 euros, tal como avança a NiT. Nas praias de Itália apenas é permitido reservar um lugar com o chapéu-de-sol a partir das 8:30h.
Leia também: Esta cidade do Algarve é a mais procurada de Portugal para as férias em julho