O Algarve chamado por muitos o paraíso na terra volta a ter muitos dos hotéis com lotação esgotada nestas miniférias da Páscoa. Apesar de este ano as festividades serem mais cedo e a previsão meteorológica não ajudar, os portugueses voltam a escolher o Algarve como destino de eleição. Albufeira, Vilamoura e o Sotavento estão de lotação esgotada.
Segundo Elidérico Viegas “os portugueses voltaram a rumar para o sul do país, deixando o norte e o centro entregues aos estrangeiros que enchem os hotéis por aquelas zonas”.
Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve, refere que “o Algarve apostou fortemente numa maior diversidade como alternativa ao sol e à praia” com uma crescente procura de novas actividades que ajudam a dinamizar o turismo na região.
Nestas miniférias, o Algarve espera também atrair, além dos portugueses, com uma percentagem a subir os cinco porcento, e com a subida de mercados mais pequenos como o alemão, o holandês e entre outros que não eram tão frequentes visitar a região. Relativamente aos nossos vizinhos espanhóis, que devido às portagens da Via do Infante e principalmente ao modelo de pagamento das mesmas continuam a não escolher o Algarve para passar as férias “nunca mais conseguimos recuperar o mercado espanhol que tem vindo a cair desde 2011 é óbvio que temos que culpar as portagens” refere Elidérico Viegas em entrevista ao POSTAL.
(Milene Alves Maria / Henrique Dias Freire)