Na semana que integra o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, a Associação Terra Sintrópica anunciou que a portuguesa Marta Cortegano foi uma das vencedoras do PRIMA’s Woman Greening Food Systems Award.
Este prestigiado prémio, promovido pela PRIMA (Partnership For Research and Innovation In The Mediterranean Area), reconhece e celebra o contributo notável de mulheres que têm desempenhado um papel fundamental na promoção de sistemas alimentares sustentáveis e resilientes na região do Mediterrâneo.
![](https://postal.pt/wp-content/uploads/2025/02/As-4-laureadas-Marta-Cortegano-Portugal-Thoraya-Seada-Egito-Fani-Hatjina-Egito-e-Yosra-Ahmed-Soltan-Abd-El-Rahman-Grecia-DR.-Mohamed-Ahmed-Wageih-Mohamed-El-Shinawi-Creditos-fotograficos-PRIMA-Partnership.jpeg)
As quatro laureadas, Marta Cortegano (Portugal), Thoraya Seada (Egipto), Fani Hatjina (Egipto) e Yosra Ahmed Soltan Abd El-Rahman (Grécia) participaram na cerimónia de entrega do prémio “PRIMA Award Woman Greening Food Systems”, que decorreu no Cairo, durante a conferência “Advancing Collaborative Research and Innovation in the South Mediterranean: Opportunities and Challenges”.
No seu discurso, Marta Cortegano destacou a complexidade dos desafios globais relacionados com os sistemas alimentares: “Os desafios são enormes e complexos: alimentar o mundo é um desafio, mas prevenir e evitar doenças crónicas relacionadas com o excesso de alimentos de má qualidade é outro. As alterações climáticas e a escassez de água são questões fundamentais no Mediterrâneo. Hoje, também devemos considerar a possibilidade de novas pandemias, tensões geopolíticas complexas, a tirania dos algoritmos das redes sociais, a explosão e os impactos ainda desconhecidos da inteligência artificial. Portanto, sim, precisamos de investigação colaborativa! Mas isso, por si só, não é suficiente. Precisamos mudar o paradigma do desenvolvimento e transformar mentalidades”.
“Precisamos não apenas de colaborar, mas de redefinir a forma como colaboramos e como comunicamos. E precisamos de novas lideranças colaborativas, dispostas a facilitar essa mudança e a co-criar um novo paradigma de desenvolvimento – e nós, mulheres, temos um papel essencial nesse processo!””, acrescenta Marta Cortegano.
Após a entrega do prémio, Marta Cortegano participou na #WEFENexusConference 2025, em Rabat, Marrocos, a convite do Projecto BONEX, numa sessão dedicada ao tema “Gender & the WEFE Nexus”. O evento abordou a importância do empoderamento feminino e da implementação de políticas sensíveis ao género para enfrentar os desafios no nexo Água-Energia-Alimentação-Ecossistema (WEFE).
A Associação Terra Sintrópica reafirma o seu compromisso em promover a transição agroecológica e o desenvolvimento sustentável, defendendo uma maior conexão entre a investigação portuguesa e as entidades grassroots, que têm vindo a desenvolver verdadeiros Living Labs a partir de abordagens multistakeholder, de forma holística e em processos de longo prazo. Esta colaboração é essencial para a construção de soluções eficazes e duradouras na transformação do sistema alimentar.
Leia também: Este hotel ‘fantasma’ à venda já foi de João Baião e é mais barato do que uma casa