“Operação Montanha Verde”, organizada pelo Zoomarine, está de volta e com ela regressa um movimento de cidadania que tenta incentivar e reforçar as boas práticas ambientais.
Desta forma, nas manhãs de domingo e segunda-feira, entre as 09:00 e as 11:30, o Campus de Gambelas da Universidade do Algarve abrirá as portas e os braços para acolher voluntários de todas as idades para plantar cerca de 3.500 árvores.
“Os terrenos no Campus de Gambelas estão já preparados, pelo que a cada voluntário não se pedirá, além de roupa e calçado adequado, mais do que algum tempo e ligeiro esforço físico”, explica o parque temático de Albufeira.
“Este regresso da “Operação Montanha Verde”, após um forçado interregno de 1 ano, voltará a mostrar que há iniciativas de envolvimento cívico, em prol da proteção coletiva dos valores naturais da nossa região, que continuam a fazer sentido – pela sua urgência em contribuir para minorar as terríveis perdas que Portugal tem vindo a padecer (devido aos recorrentes incêndios, e não só)”, destaca o Zoomarine, acrescentando que “é importante reforçar a mensagem de esperança e de espírito cooperativo dos portugueses, precisamente na sequência das importantes conclusões da mais recente Conferência das Partes das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP26)”.
Este ano, ao Zoomarine associam-se a Universidade do Algarve (que já era parceira através do seu Grupo de Voluntariado, V+) e a Câmara Municipal de Faro. Entretanto, a “Operação Montanha Verde” voltará a contar com a cooperação da Região de Turismo do Algarve e da ALGAR SA (que oferece o composto NutriVerde).