
São as nossas histórias, da nossa região, o foco do novo site. E porque uma história pode ser lida ou vista a qualquer momento do dia e em qualquer ecrã, as páginas do POSTAL adequam-se automaticamente à visualização num ecrã de computador ou de um telemóvel.
“Mobile first foi a premissa para o trabalho das equipas de design e de software”, diz Ricardo Rosa, gestor de produto digital da Impresa. “O novo site é mais ágil e o design é simples e claro, mas sobretudo elegante”, continua, acrescentando: “tratamos o POSTAL com o mesmo nível de exigência que temos para o EXPRESSO“.
O POSTAL do Algarve, cuja edição em papel já é distribuída com o EXPRESSO, estreitou a relação com a Impresa no âmbito da iniciativa Go Digital. Trata-se de um projeto financiado pela Google Digital News Initiative, que tem como objetivo desenvolver uma plataforma de publicação para atender as necessidades de pequenos e médios órgãos de comunicação social.

“Na transição digital, estes meios enfrentam hoje sérias dificuldades, sobretudo por falta de investimento ou conhecimento em tecnologia”, explica Ricardo Rosa. “A nova plataforma de publicação Go Digital, a dar agora os primeiros passos fora do papel e do laboratório, vai permitir que os media locais e regionais tenham acesso a uma solução de última geração para monetizar o seu conteúdo digital. E para que se foquem na essência do jornalismo: contar histórias”.
A Impresa considera fundamental o apoio à imprensa regional. “Se conseguirmos aumentar o número de pessoas a ler e ver notícias locais e regionais, tal só pode ser bom para todos nós e para o mercado”.
Por outro lado, o EXPRESSO e a SIC Notícias pretendem aumentar o seu raio de alcance e chegar a mais pessoas. “Não somos concorrentes, podemos ser convergentes”, diz o gestor de produto digital. “Queremos partilhar conhecimento e, mais que ensinar ou formar, queremos aprender, para criar e desenvolver as melhores ferramentas de forma a contar as melhores histórias”.
O projeto Go Digital parte da renovação e restruturação de toda a plataforma de publicação digital da Impresa, cumprindo o nível de exigência das suas redações e produtores de conteúdo, para criar um produto/serviço completo que pode ser fornecido e comercializado a outros meios.
O novo site POSTAL “representa o final de uma primeira etapa de um longo trabalho de equipa da Direção de Produtos e Serviços Digitais da Impresa – e ainda é só o começo, esse trabalho vai continuar e evoluir com novas funcionalidades no site”, conclui o coordenador do projeto.
Além do POSTAL do Algarve, também o jornal A Verdade, do Marco de Canaveses, e O Mirante, de Santarém, são parceiros na iniciativa Go Digital, que conta ainda com o apoio da Associação Portuguesa de Imprensa.