Os comentadores SIC, Nuno Rogeiro e José Milhazes analisam a guerra na Ucrânia e o ataque, desta sexta-feira, a uma estação de comboios em Kramatorsk.
“Não há qualquer tipo de explicação para isto a não ser a necessidade de exterminar um povo. Isto é uma guerra de extermínio que nós achávamos que já não existia há alguns séculos”, afirma Nuno Rogeiro.
José Milhazes diz que “é mais um crime de guerra que merece uma investigação rápida por parte da comunidade mundial para, de uma vez por todas, mostrar que a propaganda russa é falsa”.
“Tragédias como estas vão acontecer e em muito maior envergadura. Os russos estão dispostos a acabar com aquela zona toda, arrebentar com tudo, porque necessitam desesperadamente de uma vitória, e isso é extremamente perigoso”, afirma Milhazes.
Nuno Rogeiro fala no anúncio de que a “Ucrânia pode entrar na União Europeia no espaço de muito pouco tempo”.
“A Ucrânia neste momento precisa de ter uma âncora internacional. Ainda não tem a âncora do tal acordo de segurança que os russos disseram que iam analisar, mas ainda não deram nenhuma resposta sobre o assunto. A âncora da União Europeia é muito importante”, conclui o comentador SIC.
- VÍDEO: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL