Forças russas foram avistadas a utilizar trotinetes elétricas em ataques contra posições ucranianas no leste do país, de acordo com imagens captadas por drones ucranianos. A situação, aparentemente insólita, pode refletir uma nova estratégia militar para lidar com as dificuldades enfrentadas pelas tropas russas na frente de batalha.
Num vídeo divulgado no YouTube, soldados russos foram vistos a conduzir trotinetes elétricas numa estrada danificada em Toretsk, uma cidade no leste da Ucrânia. As crateras na estrada obrigaram os soldados a transportar as trotinetes à mão em alguns trechos, com um dos soldados a cair durante a manobra. As tropas avançaram até uma estrutura abandonada, onde deixaram os veículos e entraram num túnel. Momentos depois, o local foi alvo de artilharia ucraniana.
O tenente-coronel Dmytro Pavlenko-Kryzheshevskyi, responsável pela brigada ucraniana que repeliu o ataque, afirmou ao The New York Times que a utilização de trotinetes elétricas pode ser uma resposta às perdas substanciais de equipamento pesado, como tanques, pelas forças russas. “Atacar um único equipamento que transporta 15 pessoas é possível e pode ser feito com alguma facilidade. Mas quando essas 15 pessoas estão a conduzir trotinetes elétricas, estamos perante um grande problema”, explicou.
Além das trotinetes elétricas, as tropas russas têm utilizado outros veículos ligeiros, como carrinhos de golfe, moto-quatro e motociclos, adaptados para fins militares. Especialistas sugerem que esta abordagem visa dificultar a deteção e resposta pelas forças ucranianas, explorando a mobilidade e o baixo perfil destes veículos.
Embora pareça uma tática pouco convencional, a utilização de trotinetes elétricas ilustra a adaptabilidade das forças russas num conflito cada vez mais imprevisível.
Leia também: Esta ilha portuguesa é a mais isolada da Europa, era refúgio de piratas e tem mais vacas que habitantes