Algumas cidades conseguiram tornar-se centros globais de estilo, design e influência em termos de moda. São cidades que, para além da fama pelas ricas histórias da moda, devem a sua fama à influência que exercem no panorama da moda mundial. Exemplos de cidades que oferecem aos viajantes experiências únicas onde a moda e a cultura se misturam facilmente. Desde desfiles de moda exclusivos a zonas comerciais icónicas, estas capitais oferecem experiências gratuitas para o viajante preocupado com o estilo, tornando-as uma visita obrigatória para os viajantes da moda de todo o mundo.
Roma: a jóia inesperada
Embora não seja uma das capitais clássicas da moda, Roma oferece uma combinação cativante de história, cultura e, curiosamente, no seu artesanato artesanal de couro e jóias, Roma aproveita a oportunidade para os entusiastas da moda acompanharem as suas tradições centenárias até aos tempos do design contemporâneo.
O Roma Pass Card é uma experiência única para os viajantes preocupados com a moda em Roma, uma forma luxuosa de experienciar os lugares icónicos culturais da cidade com moda de alta qualidade: facilmente obtido na Hello Tickets, que oferece uma grande variedade de passes e bilhetes para uma infinidade de atividades em cidades como Roma e muito mais. Reserve passeios e atividades turísticas na Hello Tickets.
Paris: a elegância intemporal da moda francesa
Durante anos, Paris foi considerada a capital mundial da moda, com as tendências em Paris muito à frente das cidades de todo o mundo. Dos elegantes e glamorosos Champs-Élysées às boutiques da moda em Le Marais, existem inúmeras oportunidades para os viajantes mergulharem no estilo sofisticado da cidade. Em Paris, a alta-costura é um termo associado à exclusividade e ao luxo. Algumas das marcas francesas mais icónicas exibem canais e as coleções Dior e Louis Vuitton regularmente. O evento continua a ser um dos melhores eventos do calendário da moda.
De acordo com um relatório da Statista, o mercado francês de bens de luxo cresceu 4,5% em 2024 e Paris continua a ser o primeiro mercado da moda de alta qualidade. “A moda parisiense tem a ver com elegância intemporal”, afirma Virginie Viard, diretora criativa da Chanel. “Equilibramos a tradição com a modernidade, criando peças que perduram, que contam uma história.”
Se os viajantes são do tipo preocupado com a moda, então as Galeries Lafayette ou Le Bon Marché são uma visita obrigatória. Estas duas são algumas das lojas de departamento mais famosas de Paris, com algumas das melhores modas de alta qualidade, para não mencionar inúmeras colaborações exclusivas com designers de topo. Quer se trate de um passeio descontraído pela Place Vendôme ou de uma exposição envolvente no Musée des Arts Décoratifs, Paris é o destino final para qualquer amante de moda.
Milão: o coração do luxo italiano
Se Paris é a rainha da Alta Costura, então Milão é o rei no que diz respeito à moda de luxo, sobretudo na Europa. Famosa pela alfaiataria e artesanato perfeitos, Milão é o lar de algumas das marcas mais icónicas do mundo, como a Prada, a Gucci e a Versace. É também o berço do nascimento dos artigos de couro em Itália, conhecidos em todo o mundo pela sua durabilidade e qualidade.
Todos os anos, a Semana da Moda de Milão chama a atenção mundial e apresenta o melhor da criatividade italiana. Sendo a residência da maioria das potências da moda, Milão é responsável anualmente por cerca de 12 mil milhões de dólares em exportações relacionadas com a moda. “A força de Milão é a sua capacidade de combinar a tradição com a inovação. A moda italiana é uma questão de paixão e habilidade artesanal, e isso é algo que nunca passará de moda”, disse Carlo Capasa, presidente da Câmara Nacional da Moda Italiana.
Nova Iorque: o pulso da moda global
Como a cidade de Nova Iorque é um caldeirão de culturas, o panorama da moda da cidade será tão diverso como a cidade de Nova Iorque. Durante a Semana da Moda de Nova Iorque, os novos designers podem brilhar com nomes bem estabelecidos por causa dos seus designs e estilos de rua inovadores. Revistas de moda influentes como a Vogue e a Harper’s Bazaar também estão localizadas em Nova Iorque, selando ainda mais a sua posição como capital da moda.
De acordo com uma pesquisa da McKinsey & Company, em 2023, Nova Iorque foi considerada o centro global de inovação da moda, moda que lida com a sustentabilidade e criações com infusão de tecnologia. “O panorama da moda de Nova Iorque tem tudo a ver com inclusão e criatividade”, diz Anna Wintour, editora-chefe da Vogue. “É onde a moda evolui, refletindo o cenário em constante mudança da cultura global.
Tóquio: onde a tradição encontra a vanguarda
Tóquio é uma mistura extrema de passado e futuro na moda, desde o vestuário tradicional japonês, como os quimonos, até à moda de rua extremamente futurista. Distritos como Harajuku, Shibuya e Ginza são o epítome de tudo o que um entusiasta da moda pode sonhar, seja em designs vanguardistas ou em marcas de alto luxo.
O estilo de rua de Tóquio impulsiona – muitas vezes define o ritmo – nas tendências da moda global devido à sua ousadia e vontade de experimentar. De acordo com um relatório da Euromonitor em 2024, esperava-se que o mercado de vestuário do Japão crescesse 3,8%, enquanto Tóquio se mantinha no centro da inovação da moda global. “A moda japonesa sempre foi uma questão de autoexpressão”, diz Yohji Yamamoto, um pioneiro da moda vanguardista. “Não seguimos as tendências; nós é que as criamos.”