Após ter considerado o pastel de Belém como o melhor doce do mundo, o site TasteAtlas, conhecido por divulgar iguarias de várias regiões, voltou a mencionar a gastronomia portuguesa, mas desta vez num contexto menos positivo, escolhendo este prato típico português como um dos piores. A plataforma, criada em 2015 pelo jornalista croata Matija Babić, publicou no dia 8 de janeiro um ranking com os 100 piores pratos do mundo, com base nas avaliações médias dos utilizadores sobre diferentes especialidades e países.
No topo desta lista surge o Blodpalt, uma iguaria tradicional do norte da Suécia e da Lapónia finlandesa, com uma pontuação de apenas 1,6 estrelas. Este prato consiste em pequenos bolos preparados com sangue de diferentes animais e puré de batata, que podem ser recheados com cebolas salteadas e bacon.
Embora Portugal seja amplamente reconhecido por algumas das melhores iguarias do mundo, também marcou presença neste ranking menos favorável. As moelas, um prato tradicional, foram classificadas como o 18.º pior prato globalmente, com 2,3 estrelas. O TasteAtlas descreve as moelas como “um prato típico português feito de moelas de frango, cozidas lentamente num molho saboroso de tomate, cebola, alho, vinho branco e especiarias. São primeiro salteadas com cebola e alho, depois cozidas no molho de tomate e vinho até ficarem macias”.
Não é a primeira vez que a gastronomia portuguesa é criticada pela plataforma. Em novembro de 2024, o mesmo site revelou um ranking com os pratos nacionais menos apreciados, onde incluía o bacalhau com todos e o bolo-rei. O que pode chocar até os mais patriotas é o facto de o Maranho da Sertã — um enchido feito à base de carne de cabra e ovelha, recheado no estômago do animal — ter sido colocado no último lugar da lista.
Segundo a Lisboa Secreta, os rankings divulgados pela plataforma são baseados nas avaliações feitas por utilizadores nas redes sociais e no próprio TasteAtlas. Através de ferramentas de inteligência artificial, estas classificações são validadas, calculadas e organizadas, comparando pratos com ingredientes semelhantes, técnicas de preparação ou as pontuações mais representativas de cada cozinha.
O mesmo site, recorde-se, considerou o Alentejo como a nona melhor região gastronómica do mundo.
Leia também: Adeus, arroz de marisco: restaurante no Algarve fecha portas mas com uma palavra a dizer