Há etiquetas de condução verdadeiramente curiosas e fascinantes em mais de 180 países, segundo revelou a maior plataforma automóvel do Reino Unido, a Auto Trader. Conduzir num país estrangeiro e lidar com regras e costumes desconhecidos pode ser desafiante para quem viaja além-fronteiras, especialmente quando há leis tão invulgares e únicas espalhadas pelo mundo. Para ilustrar a diversidade destas regras, os especialistas da Auto Trader analisaram inúmeras fontes e criaram mapas que revelam algumas das leis de condução mais surpreendentes do mundo. Portugal teve também direito à menção da sua regra mais ‘estranha’.
Algumas descobertas curiosas que incluem Portugal
Segundo a Executive Digest, a regra mais estranha de condução em Portugal é igual também no Brunei: é proibido comer ou beber enquanto se conduz. Em locais como o Sri Lanka e a Ilha Christmas, os animais têm prioridade na estrada, sendo os elefantes e os caranguejos, respetivamente, os beneficiados. Na Roménia, as carroças puxadas por cavalos têm o direito de passagem.
Erros de estacionamento também podem levar a problemas legais: na Bielorrússia, é ilegal estacionar na relva; em Malta, não se pode estacionar contra o sentido do trânsito; e, na Austrália, deixar o carro destrancado, mesmo que por breves instantes, pode resultar numa multa. Além disso, no Ruanda, aos domingos, é proibido conduzir como incentivo ao exercício físico, enquanto nas Filipinas e no Equador há dias específicos em que certos veículos estão autorizados a circular, com base na matrícula.
Conduzir com conhecimento
“Embora os novos automóveis venham equipados com tecnologias avançadas que ajudam os condutores a lidar com situações complicadas, as barreiras linguísticas e os costumes de condução locais são desafios que a tecnologia, por si só, não consegue resolver”, afirmou Erin Baker, diretora editorial da Auto Trader.
“Este estudo divertido foi realizado para motivar os viajantes a informarem-se sobre as leis de condução e etiqueta antes de dirigirem num novo país, além de oferecer entretenimento, destacando algumas regras únicas e peculiares que existem em todo o mundo”, acrescentou.
Exemplos de etiqueta pelo mundo
Nos países nórdicos, como Finlândia e Albânia, é obrigatório manter os faróis acesos durante o dia para melhorar a visibilidade. Já em locais como a Arménia e o Butão, buzinar junto a escolas, hospitais ou áreas sagradas é proibido. Por outro lado, em Granada e Fiji, buzinar é um gesto amigável, usado para cumprimentar outros condutores.
Na Nova Zelândia, os condutores devem ceder a passagem a rebanhos de ovelhas, enquanto no Botsuana têm de esperar pacientemente pelas girafas. Na Ilha Christmas, durante a migração de caranguejos, é obrigatório parar para que estes possam atravessar as estradas.
Leis insólitas na Europa
Na Alemanha, é permitido conduzir sem roupa dentro do veículo, e em Chipre, é proibido consumir água ou refrigerantes enquanto se conduz. Em França e na Eslováquia, é obrigatório ter um bafómetro no carro, sendo passível de multa quem não o transporta.
No Reino Unido, pedir dinheiro emprestado a outra pessoa para pagar o parquímetro é considerado ilegal.
África e a proteção dos animais
Em África, muitos países protegem os seus animais nativos nas leis rodoviárias. No Botsuana e na Namíbia, os animais têm prioridade sobre os veículos, e quem atropelar um animal pode enfrentar penas de prisão. Na Mauritânia, os condutores devem ceder passagem aos camelos. Outras regras peculiares incluem a proibição de fazer marcha-atrás por mais de 50 metros na Etiópia e a ausência de circulação aos domingos no Ruanda.
Ásia: entre tradição e limpeza
Na Ásia, a estética automóvel tem grande importância. Em países como Omã, Irão e Azerbaijão, conduzir um carro sujo pode resultar numa multa. No Turquemenistão, é considerado boa sorte conduzir veículos brancos ou de cores claras. Na Índia, as vacas, sendo sagradas, têm prioridade na estrada.
Curiosamente, na Jordânia, carros de luxo estão isentos de várias regras, como a obrigação de usar matrículas.
Curiosidades nas Américas
Na Bolívia, em La Paz, há funcionários que se vestem de zebra para ajudar os peões a atravessar as passadeiras. Já no Equador, um sistema de alternância baseado no número final das matrículas regula os dias em que os carros podem circular.
Nos Estados Unidos, cada estado tem as suas próprias regras incomuns. No Alasca, é proibido atar um cão ao carro; no Alabama, conduzir com os olhos vendados é ilegal; e em Illinois, é obrigatório ter volante no veículo. Em Nevada, não se pode andar de camelo na estrada, e no Montana, é exigido um acompanhante ao transportar ovelhas. Uma lei curiosa da Louisiana determina que um marido deve agitar uma bandeira à frente do carro da sua mulher antes de ela conduzir.
Agora que já sabe qual foi a regra de condução considerada mais ‘estranha’ em Portugal, talvez esteja a pensar que provavelmente já a infringiu.
Leia também: Conheça o caixote de reciclagem com capacidade de 22 litros do Aldi que custa menos de 8€