O conjunto habitacional começou a ser construído em 2014, mas a falta de financiamento acabou por deixar o projeto incompleto. Quase uma década depois, a zona tornou-se numa verdadeira “cidade-fantasma” que atrai turistas de todas as partes do mundo. Localizado a pouco mais de 200 quilómetros de Istambul, capital da Turquia, o empreendimento prometia dar origem a uma paisagem digna dos contos de fadas da Disney, contudo, o local transformou-se num espaço deserto com mais de 530 castelos abandonados.
No projeto habitacional prévio, além das residências, o condomínio Burj Al Babas, situado perto da cidade de Mudurnu, foi idealizado como uma estância de férias, destinada a atrair famílias e turistas. Planeava-se a construção de 732 moradias, com preços iniciais de 310 mil dólares, no entanto, a crise económica que atingiu a Turquia em 2014 afetou gravemente o Grupo Sarot, responsável pelo projeto, que não conseguiu garantir o financiamento necessário para concluir as obras sendo as mesmas interrompidas em 2019.
Apesar de algumas das habitações terem sido vendidas durante o período de construção, a realidade é que ao longo dos últimos anos esteve totalmente ao abandono e os castelos construídos não atraem residentes mas despertam a curiosidade de turistas de todo o mundo, fascinados por esta peculiar cidade-fantasma turca.
No entanto, segundo a Executive Digest, o projeto pode não estar completamente perdido, uma vez que no verão de 2024 foi negociada uma solução financeira que permitirá às 14 empresas do Grupo Sarot acesso a um fundo destinado a “corrigir a situação financeira” dos negócios que enfrentam dificuldades na Turquia. Este acordo poderá dar uma nova vida ao projeto.
Assim, se sonha com a possibilidade de adquirir um castelo ao estilo “Disney”, este pode ser o momento ideal para considerar uma compra.
Leia também: Este perfume do Lidl resiste o dia todo e não chega a 3€