No dia em que se realiza o Fórum Regional do Algarve do Programa Bairros Saudáveis, a associação juvenil olhanense apresenta um balanço sobre a execução do Projeto Bairro Cool no decurso do primeiro semestre do ano “bastante positivo”.
A MOJU começa por recordar que “o Projeto Bairro Cool é promovido no âmbito do Programa Bairros Saudáveis e que resulta de uma parceria com a Câmara Municipal de Olhão, a UCC Olhar+ e a Assembleia de Jovens Local”. Recorda, ainda, que o projeto “se propõe a desenvolver um conjunto de iniciativas no sentido de melhorar a qualidade de vida dos/as moradores/as do Bairro Fundo Fomento à Habitação, em Olhão”, para tal, desenvolve a sua ação em torno de “4 áreas centrais: a proteção para a saúde, a promoção de estilos de vida saudáveis, a capacitação dos/as participantes e a promoção da cidadania”.
Entre as atividades desenvolvidas destaca-se a criação do Gabinete de Bairro, que funciona num espaço cedido pelo Município de Olhão, no Bairro Fundo Fomento à Habitação, e é completamente livre de custos para os/as utilizadores/as.
Com esta valência, a MOJU pretendeu criar um espaço permanente, de proximidade e de serviço à comunidade, que funciona como uma ponte a outros serviços do concelho, onde os/as moradores/as que necessitem são apoiados no acesso a esses serviços, por exemplo em relação a aspetos burocráticos, ou mesmo em relação a aspetos mais simples como a leitura de correspondências.
O Gabinete de Bairro entrou em funcionamento em janeiro e já fez mais de 200 acompanhamentos a moradores e da comunidade envolvente.
O Gabinete de Bairro, dinamizado em parceria com o Município de Olhão, é também uma fonte de informação sobre temas de interesse como emprego, educação, formação, saúde, direitos e obrigações sociais, tendo para tal produzido diversos materiais informativos, com uma linguagem simples, clara e atrativa, que estão à disposição no espaço e são entregues junto dos/as moradores/as.
O Projeto Bairro Cool pretende também promover a dinamização de movimentos que despoletem expetativas positivas acerca do bairro, o desenvolvimento de iniciativas que fomentem hábitos de vida saudáveis e sentimentos de sucesso, a capacitação para a autonomia através de ações com base na educação não-formal e na educação de pares, em parceria com a Assembleia Local de Jovens, e um aumento em literacia para a saúde em parceria com a UCC Olhar+.
Nesse sentido, a atividade Literacia em Saúde já organizou 8 sessões para sensibilização em temas relacionados com a saúde e a COVID-19, envolvendo mais de 50 participantes. Nestas sessões foram abordados temas como a prevenção de doenças cardiovasculares e a violência doméstica, em parceria com a UCC Olhar+, e a sexualidade ou os factos e mitos associados à COVID-19.
No âmbito da atividade Oficinas de Gestão Familiar foram organizadas 7 oficinas para adultos e 5 oficinas para jovens, envolvendo no total mais de 70 participantes, que analisaram temas como o desperdício alimentar, em parceria com a DECO, a poupança e gestão familiar, em parceria com a PEANUTS Lifestyle, ou coisas mais simples como treino em costura ou dicas para receitas económicas.
Foi criado um grupo de Mentor@s no bairro, envolvendo a Assembleia de Jovens Local na identificação de algumas necessidades a nível local e na implementação de estratégias para as colmatar.
Nas restantes atividades do projeto, Rede de Vizinhos, Atelier de Rua e Desporto no Bairro, foram despoletados diversos movimentos envolvendo a comunidade em pequenas melhorias nos espaços comunitários, em aulas abertas para promoção da atividade desportiva ou em momentos de promoção da intergeracionalidade.
Ao fazer um balanço geral, a MOJU aponta que “foram obtidos até final de junho 471 participações nas várias atividades do Projeto Bairro Cool, consistindo num total de 171 participantes únicos distribuídos pelas várias faixas etárias”.
Estes resultados levam a associação juvenil olhanense a fazer um balanço bastante positivo da execução do Projeto Bairro Cool até ao final do primeiro semestre.
As atividades do projeto podem ser acompanhadas aqui.
O Projeto Bairro Cool é um dos 16 projetos aprovados para o Algarve, num total de 242 projetos aprovados a nível nacional, no âmbito do Programa Bairros Saudáveis.
O Programa Bairros Saudáveis é um programa público, de natureza participativa, para melhoria das condições de saúde, bem-estar e qualidade de vida em territórios vulneráveis, visando sobretudo dar algum poder, no sentido de “poder fazer”, a comunidades, residentes e pessoas ou organizações intervenientes em territórios vulneráveis.
Mais informações sobre este programa em: https://www.bairrossaudaveis.gov.pt