A Marinha organiza, a partir desta terça-feira e até 29 de outubro, nas áreas ao sul de Portimão, o exercício Seaborder21, cujo objetivo é treinar técnicas, táticas e procedimentos de operações de segurança marítima para o exercício da autoridade do Estado no mar, assim como reforçar a cooperação entre as Forças Armadas dos 10 países participantes.
“O exercício contará com oito navios e duas aeronaves de vigilância marítima, num quantitativo aproximado de 400 militares pertencentes aos países da Iniciativa 5+5 Defesa. Portugal irá participar através de um Navio de Patrulha Oceânico e duas Lanchas de Fiscalização Rápida da Marinha e uma aeronave de patrulha marítima da Força Aérea Portuguesa”, explica a Marinha em comunicado.
O Seaborder21 reforça ainda a cooperação entre as Forças Armadas dos dez países. Nomeadamente, o fortalecimento da partilha de informação entre os Centros de Operações Marítimas, e o emprego operacional dos navios, aeronaves e veículos não tripulados no combate às atividades ilícitas no mar.
A Iniciativa 5+5 Defesa, estabelecida em 2004, integra os 5 países da margem norte e os 5 países da margem sul do Mar Mediterrâneo Ocidental: Argélia, Espanha, França, Itália, Líbia, Malta, Mauritânia, Marrocos, Portugal e Tunísia; e visa contribuir para a manutenção e promoção da confiança, colaboração e cooperação mútua entre as estruturas de defesa.