A Biblioteca Municipal José Mariano Gago, dedica todos os meses a um escritor, que assume, nesse período, particular destaque.
No mês de Novembro o consagrado é Manuel Jorge Marmelo.
Nascido em 1971, no Porto, Manuel Jorge Marmelo trabalha na imprensa desde 1989, recebeu em 1994 o prémio de jornalismo da Lufthansa e, em 1996, a menção honrosa dos Prémios Gazeta de Jornalismo do Clube de Jornalismo/ Press Club.
Estreou-se nas letras em 1996, com o livro O Homem que Julgou Morrer de Amor/O Casal Virtual, tendo sido convidado, nesse mesmo ano, a participar na colectânea A Cidade Sonhada, lado a lado com alguns dos mais reputados escritores, poetas e artistas do Porto.
O livro de contos O Silêncio de um Homem Só, de 2005, valeu-lhe o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco. Manuel Jorge Marmelo tem participado em várias publicações e antologias, entre as quais se destacam Porto.Ficção, Putas – Antologia do Novo Conto Português e Brasileiro, Porto Fragment de Vie, Doze Contos com Livros Dentro, Suplemento Literário de Minas Gerais, Bestiário, Magazine Artes e Imagem Passa Palavra. Escreveu ainda os textos dos livros Vitória: Verso e Reverso e Mário Marques, para além do Instante.
Desde Julho de 2001 que o seu nome consta do Dicionário de Personalidades Portuenses do Século XX, da Porto Editora, sendo o mais jovem dos nomes biografados. Em Fevereiro de 2014, venceu o Prémio Literário Casino da Póvoa com o romance Uma Mentira Mil Vezes Repetida, publicado em 2011.
A bibliografia do autor existente na Biblioteca pode ser consultada através do catálogo online.