A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu 334 quilos de moluscos bivalves vivos e pescado no âmbito da operação de fiscalização “Mercados Municipais”, que decorreu nas últimas semanas de norte a sul do país.
Em comunicado, a ASAE explica esta segunda-feira que apreendeu dois instrumentos de pesagem e que os 334 quilos de géneros alimentícios (moluscos bivalves vivos e pescado) têm um valor estimado de 3.715,50 euros.
No âmbito da operação, direcionada a mercados municipais, a lojas, bancas e lugares de terrado, foram fiscalizados 121 operadores económicos, tendo sido instaurados cinco processos de contraordenação.
Entre as infrações detetadas destacadas pela ASAE estão a falta de controlo metrológico de pesos, a inexatidão ou deficiência na rotulagem e o incumprimento da informação sobre géneros alimentícios.
A operação “Mercados Municipais” teve por objetivo verificar o cumprimento das regras estabelecidas ao nível de higiene, segurança alimentar e de qualidade, bem como os requisitos específicos aplicáveis ao pescado e moluscos bivalves vivos.