Os 11 projectos vencedores do Orçamento Participativo (OP) de 2016 de Loulé foram apresentados esta segunda-feira, 24 de Outubro, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen.
Este ano, a participação neste projecto de participação cívica, lançado pela autarquia em 2014, teve um aumento em termos da adesão dos participantes, com uma votação de 6005 votos (808 em boletim e 5197 via SMS), mais 1046 do que em 2015.
Na freguesia de Salir, a requalificação do polidesportivo da Cortelha: laterais, piso e iluminação sucede, assim, à reabilitação do espaço junto à cooperativa dos Montes Novos (2015) como o projecto que reuniu o maior número de votos nesta iniciativa promovida pela Câmara de Loulé. No total, foram 962 os votos nesta proposta.
Relativamente às outras freguesias, em Querença, a criação de uma piscina natural na zona da Fonte Filipe mereceu 40 votos e foi o projecto mais votado. Já na Tôr, os participantes na votação desta edição decidiram-se, na sua maioria (121 votos), pelo arranjo paisagístico e construção de pequenas pracetas com vegetação, árvores e bancos em locais como o Largo da Praça da Alegria e a zona dos Vicentes. A requalificação do parque infantil junto à sede do Sport Clube Benafim, com 17 votos, foi a proposta vencedora em Benafim.
Também no interior, na freguesia de Alte, os munícipes votaram maioritariamente (168 votos) na criação de um abrigo escolar com requalificação dos lavadouros no Largo Elmano Costa, colocação de um telhado/cobertura no edifício e eliminação de alguns tanques existentes.
A localidade de Vale Judeu voltou a merecer a atenção dos participantes neste OP na freguesia de São Sebastião. Aqui, o projecto que reuniu mais votos (488) foi a requalificação do espaço de jogos da escola de Vale Judeu: colocação de piso sintético, vedação, acesso exterior e iluminação.
Noutro dos principais aglomerados urbanos do concelho – Quarteira – o projecto vencedor no âmbito das três propostas foi a remodelação do espaço exterior e casas de banho da instituição particular de solidariedade social – Colégio Origami, que mereceu 298 dos votos nesta freguesia.
A recuperação das instalações do parque de campismo do Ameixial, ao nível dos balneários e edifícios de recepção, com 66 votos, mereceu a aprovação dos votantes nesta freguesia e será a obra a realizar no âmbito do OP 2016.
Na freguesia de Almancil a proposta vencedora, com 884 votos, diz respeito ao melhoramento das instalações do centro de operações Refood de Almancil, onde será criada uma casa modular, equipada com cozinha e WC. Esta obra irá apoiar o trabalho desenvolvido por esta associação, no âmbito do Movimento Zero Desperdício.
Na cidade de Loulé, freguesia de São Clemente, os participantes aprovaram, com 87 votos, a colocação de equipamentos urbanos interactivos alimentados a energia solar, com portas USB para carregamento de telemóveis, bancos, mapas e Wi-Fi em seis locais da freguesia que convidam a conhecer a história e o património local de Loulé.
Finalmente, na freguesia de Boliqueime, os votantes optaram maioritariamente (146 votos) pela criação da melhoria na Escola Básica Integrada de Boliqueime, ao nível das infra-estruturas e equipamentos desportivos, bem como no melhoramento e cobertura de algumas áreas do recinto escolar.
A Câmara de Loulé vai disponibilizar, para a realização destas 11 obras, uma verba de 600 mil euros.
Com o slogan “No nosso concelho, todos contam. Participe!”, o OP é, em grande medida, um instrumento de participação dos cidadãos na gestão da Câmara de Loulé, “que tem como objectivo principal contribuir para uma participação informada, activa e responsável por parte dos munícipes nos processos de governança municipal”, diz a autarquia.