O lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime tem 21 utentes infetados com a Covid-19. Loulé é o primeiro concelho do Algarve com casos confirmados em lares de idosos, até ao momento.
O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, fez hoje um balanço da Covid-19 na região aos jornalista, depois de terem sido efetuados testes em vários lares do Algarve.
O autarca deu conta que dos 59 utentes do lar de Boliqueime, há registo de 21 infetados. Existem ainda 33 utentes que testaram negativo e 5 cujos testes foram inconclusivos.
Quanto aos 70 funcionários, 17 deram negativo, 6 foram inconclusivos e os restantes aguardam o resultado das análises.
No que diz respeito aos casos positivos, o autarca referiu que “a maioria não apresenta sintomas” e acrescentou que “não há de momento, nenhum caso a inspirar cuidados”.
A diretora do lar da Santa Casa da Misericórdia terá sido a primeira a ficar infetada e já estava em quarentena na sua casa.
Os utentes que testaram negativo para a Covid-19 estão “a ser transportados para um hotel da região, onde vão ficar em isolamento, acompanhados por uma equipa de funcionários do lar”.
Segundo Vítor Aleixo, “os utentes infetados mantêm-se no lar, em zonas totalmente separadas dos utentes cujos resultados dos testes foram inconclusivos”.
“Os funcionários positivos e aqueles cujos resultados dos testes foram inconclusivos, estão em isolamento nas suas casas”, afirmou.
O presidente da Câmara Municipal de Loulé explicou ainda que os funcionários com resultado negativo para Covid-19 vão ser separados em duas equipas: “uma vai ficar a trabalhar no lar e a outra no hotel onde estamos a instalar os utentes negativos”.
Vítor Aleixo sublinha que a Câmara Municipal de Loulé “devidamente articulada com as autoridades de saúde está a acompanhar de perto a situação” sublinhando que “perante a atual situação, sem precedentes, que o país e o mundo enfrentam, relembro que está nas mãos de cada um de nós adotar atitudes e comportamentos responsáveis seguindo as recomendações das autoridades de saúde”.
RELACIONADO:
Coronavírus faz mais uma vítima no lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime
8 dos utentes infetados em lar de Boliqueime já recuperaram
Lar da Misericórdia de Boliqueime tem 37 infetados por Covid-19
José Apolinário acompanha descontaminação de lar em Boliqueime