A Sessão Solene do Dia do Município, feriado municipal em Lagos, foi o ponto alto das comemorações da autarquia que atribuiu medalhas de Mérito Municipal e de Honra a cidadãos e entidades a quem prestou homenagem no âmbito concelhio, reconhecendo o valor do seu percurso de vida e/ou trabalho desenvolvido em prol do bem comum.
A Câmara a que preside Joaquina Matos, adianta que as comemorações do Dia do Município – assinalado a 27 de Outubro – ainda vão integrar várias iniciativas até ao próximo dia 6 de Novembro.
O Dia do Município, dedicado ao seu Santo Padroeiro, São Gonçalo de Lagos, teve início logo pela manhã com a tradicional Cerimónia do Hastear das Bandeiras, que decorreu junto aos Antigos Paços do Concelho, na Praça Gil Eanes. Para além do executivo municipal, estiveram presentes as várias coletividades culturais, recreativas e desportivas do concelho e munícipes que se quiseram associar a estas comemorações. Da parte da tarde, o Centro Cultural foi o palco para um dos momentos mais importantes desta efeméride a Sessão Solene.
Por esta ocasião foram agraciados com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata as seguintes entidades empresariais e comerciais: a Taberna Fonte das Sete Bicas, o Grupo Adega da Marina e a Padaria Central. Com a Medalha deMérito Municipal – Grau Ouro foram agraciados José Maria Pedrosa D´Abreu Cardoso e, a título póstumo, o pintor Joaquim Bravo. Com a Medalha de Honra foi agraciado o Programa Escola Segura, que conta com o apoio de elementos da GNR e da PSP de Lagos.