Dando continuidade ao programa de apoio à população mais idosa, a Câmara de Lagoa dedicou a manhã desta segunda-feira, 24 de Outubro, à inauguração de dois Centros Sénior no concelho, complementando a oferta já existente, “no sentido de proporcionar espaços onde os mais velhos partilhem o seu dia-a-dia, as alegrias e as tristezas, evitando a solidão”.
A Câmara de Lagoa, através de parcerias com agentes locais, tem disponibilizado apoios à implementação deste tipo de estruturas.
Neste âmbito, a Junta de Freguesia de Porches dotou o seu antigo edifício sede – onde já funciona uma Loja Comunitária – de uma sala dedicada aos séniores que a queiram frequentar.
O presidente da Junta de Freguesia, Luís Bentes, manifestou o seu contentamento por ver criado mais um apoio para quem tanto necessita, referiu-se ao sucesso da Loja Comunitária e lamentou o facto de na freguesia ainda não haver apoio domiciliário, que será o próximo passo.
O presidente da Câmara, Francisco Martins, realçou que, “sendo a solidão um mal que caracteriza a idade avançada”, estes espaços fazem parte da resposta que deve ser dada pelas entidades, aproveitando para desafiar os presentes a passarem a mensagem e a dinamizarem o Centro, usufruindo do convívio por ele proporcionado.
Depois, a comitiva dirigiu-se para a sede da Associação dos Amigos para o Desenvolvimento da Mexilhoeira da Carregação – outro parceiro municipal – onde foi inaugurado mais um Centro Sénior com “condições extraordinárias”, conforme referiu o presidente da União das Freguesias de Estômbar e Parchal, Joaquim Varela.
Francisco Martins – realçando a importância que atribui aos Centros Sénior, por conhecer profissionalmente a problemática da terceira idade – destacou o esforço no sentido da implementação desta forma de convívio por todo o concelho, “que poderá constituir um prolongamento da casa de cada um, na busca da solidariedade que é tão importante nessa altura da vida”, refere a autarquia em nota de imprensa enviada esta quarta-feira às redacções.
“Esta aposta da Câmara de Lagoa no bem-estar social para todos, sem qualquer discriminação, é reconhecida a nível nacional e, por isso mesmo, saio daqui para Lisboa a fim de receber, das mãos do Ministro Eduardo Cabrita, o Prémio ‘Viver em Igualdade’ que nos foi atribuído e que destaca as boas práticas do município no seu funcionamento como organização e entidade promotora de actividades na comunidade”, disse Francisco Martins, citado na mesma nota de imprensa.