Henrique Lopes tem 22 anos, é natural de Tavira e ganhou o prémio da “Melhor Curta Metragem Experimental” nos Prémios Sophia Estudante 2019, um prémio da Academia Portuguesa de Cinema. A cerimónia teve lugar no passada quinta-feira, 12 de dezembro, em Lisboa.
“A Viagem” é o nome da curta-metragem vencedora, que aborda a temática da depressão e suicídio. “Já te suicidaste? Não? Eu já” é a sinopse da curta do jovem algarvio.
Henrique Lopes disse ao POSTAL que “o início da curta-metragem é a viagem de um rapaz que tem depressão e se suicida, enquanto que a segunda parte já é uma reviravolta da história. A mensagem que pretendo transmitir é que existe sempre muita coisa pela frente, há sempre possibilidades e não devemos desistir”.
A curta-metragem é escrita e realizada por Henrique Lopes e produzida por Diogo Braga e Inês Afonso.
“A curta-metragem só começou graças a um amigo meu (Tiago Leal) que tem 17 anos e é o protagonista da curta. Ele é que me incentivou a fazê-la”, explica ao POSTAL.
O jovem algarvio afirma que “não estava à espera de ganhar este prémio, no entanto, é sempre um incentivo para fazer mais e melhor”.
O júri foi constituído por António Ferreira (realizador), Dinarte Freitas (ator), Helena Baptista (maquilhadora e caracterizadora), Maria João Mayer (Produtora) e Raquel Rocha Vieira (atriz).
“A Viagem” já tinha obtido o 1º lugar na categoria Ficção/Drama da edição de 2019 do Ficsam – Festival Internacional de Cinema e Saúde Mental.
A curta-metragem, que tem 11 minutos de duração, vai estar hoje em exibição no Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), a partir das 22 horas, e no dia 30 de janeiro, no Cineclube de Tavira.
Henrique Lopes afirma ainda que “para a execução do projeto existiram alguns apoios imprescindíveis: ETIC_Algarve, Original Features, Mr. Pizza, Associação Cultural Fuzetense e supermercado Luzia Mar, em Santa Luzia”.
O jovem algarvio tirou o curso de Realização, Cinema e TV na ETIC_Algarve, em 2017. Atualmente integra a equipa da ETIC_Algarve como assistente de vídeo.
Henrique Lopes, conclui a entrevista ao POSTAL explicando que “os três vencedores de cada uma das categorias dos Sophia Estudante concorrem ainda a mais uma seleção, por parte de outro júri, que em fevereiro irá anunciar os quatro finalistas, que irão estar presentes na Gala de Prémios Sophia”.
Os prémios Sophia Estudante foram criados com o intuito de incentivar e premiar os novos cineastas.
(Stefanie Palma / Henrique Dias Freire)