
A última obra de João Peres, “Memórias: Combatentes na Guerra do Ultramar”, vai ser lançada no próximo sábado, às 15.30 horas, na Biblioteca Municipal José Mariano Gago, em Olhão, numa edição da Liga dos Combatentes – Núcleo de Olhão.
A publicação, refere o seu autor, “pretende ser um contributo para deixar ‘memória’ nas bibliotecas públicas e muito especialmente no seio das famílias dos intervenientes”.
Aqui fala-se da nefanda guerra do Ultramar para revelar as condições, os perigos, as vicissitudes, os desgostos, a camaradagem, o heroísmo, que os militares das Forças Armadas viveram em cenários dramáticos nos territórios de Angola, Guiné e Moçambique.

Hoje, vive-se em paz, está longe o tempo da guerra, da mobilização, da partida para a África e da incerteza do regresso.
“Os combatentes do Ultramar merecem o maior respeito das gerações pós 25 de Abril, que devem identificar-se com estes testemunhos e prestar um sentido reconhecimento a tanto esforço, a tanto sacrifício, a tantos mutilados e a todos os que caíram no teatro de guerra ou por sua causa”, refere João Peres a propósito da obra.
Antes da apresentação do livro, pelas 15 horas, será inaugurada a exposição de fotografia “Na Guerra do Ultramar”, no espaço da Galeria da Biblioteca.