O Dia do Associativismo Jovem, 30 de abril, data particularmente relevante para o setor da juventude, em que se assinala a criação do Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis (FAOJ) que teve como propósito promover a capacitação do movimento associativo, também vai ser celebrado no Algarve.
O Instituto Português do Desporto e da Juventude, a Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ) e o Conselho Nacional de Juventude (CNJ) levam a cabo um conjunto de eventos e iniciativas a que deram o nome “Palco Jovem – Modo: Liga-te”, em todo o país.
O Dia do Associativismo Jovem assinala-se desde 2002 e visa “reforçar a importância do associativismo como escola de cidadania participativa e veículo de aprendizagem social, sublinhar o papel das pessoas jovens na promoção dos valores democráticos, reconhecer e promover a atividade do movimento associativo jovem e estimular nos/nas jovens o gosto pela intervenção cívica e fomentar os valores e competências adquiridas na atividade associativa”.
O “Palco Jovem” 2022, cujo mote é “Modo: Liga-te”, não se traduz num espaço físico, mas num momento para valorizar a visão, o talento e o empreendedorismo jovem que se materializa e potência através das associações juvenis, concretizando o princípio da definição de políticas de juventude na perspetiva dos direitos.
No Algarve o IPDJ celebra estas comemorações, integradas nas atividades do Ano Europeu da Juventude e da Campanha do Conselho da Europa “Democracia Aqui, Democracia Agora”, em parceria com o movimento associativo juvenil.
As comemorações do Dia do Associativismo Jovem 2022 têm como intuito “reconhecer o papel dos/as jovens na sociedade, que assumem o compromisso de mudar o mundo a sua volta, e das escolas de cidadania, voluntariado e liderança jovem que são as suas organizações”.
O programa deste sábado foi preparado em conjunto com a Sê Mais Sê Melhor – Associação para a Promoção do Potencial Humano.
Programa
15:00 – Sessão de Abertura
Boas-vindas e enquadramento do DAJ
15:30 – Salas Simultâneas I
Diversas conversas/debate, entre jovens, considerando o direito a participação, democracia, direitos humanos, cidadania europeia, defesa do ambiente, direito ao emprego, inovação e criatividade
Paz e Democracia | Artes e Cultura | Empregabilidade | Ambiente | Saúde Mental
16:45 – Salas Simultâneas II
17:45 – World Café
O papel do Associativismo Jovem