Uma baleia beluga foi vista no rio Sena, até cerca de 80 quilómetros a noroeste de Paris. Desconhece-se o que terá levado o cetáceo a deixar as águas frias do Ártico e deslocar-se para tão longe do seu habitat natural.
Especialistas em preservação animal e equipas de resgate estão a tentar avaliar a saúde da baleia. Em declarações à agência Reuters, fonte dos bombeiros, que também estão a acompanhar a operação, adiantou que ainda está a ser avaliada a melhor resposta para ajudar a salvar o cetáceo.
Em Vernon, onde é possível avistar a baleia beluga, os curiosos foram aconselhados a manterem-se afastados. Numa primeira avaliação, os especialistas consideram que o animal aparenta estar subnutrido.
No final de maio, uma orca gravemente doente nadou dezenas de quilómetros no rio Sena e acabou por morrer, apesar das tentativas para a guiar de volta a alto mar.
Um mês depois, outra baleia, que se acredita ser uma baleia minke, de 10 metros de comprimento, foi vista no Sena. Neste caso, o animal terá regressado com sucesso ao oceano.
- VÍDEO: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/s/c/hyDC7LS6K73GHCY9Fqtg/beluga-novooo.jpg)