Os idosos são vítimas de perto de três crimes a cada hora que passa, revelam os dados estatísticos da GNR e da PSP. De acordo com o “Jornal de Notícias”, a maioria são crimes contra o património, como assaltos a residências e roubos, que envolvem violência. As autoridades contabilizaram, em 2021, perto de 22 mil crimes, ou seja, uma média de 500 ilícitos por semana, 65 por dia e quase três por hora.
“Da análise aos crimes registados em 2020 e 2021, os mais participados são os de dano, os furtos do interior de residência, as ofensas à integridade física simples e a violência doméstica contra cônjuge ou análogos”, explica fonte oficial da GNR.
As vulnerabilidades, físicas e psíquicas, tornam os idosos “vítimas preferenciais em relação a crimes contra o património (roubo, burla, extorsão), contra a liberdade pessoal (ameaça, coação, sequestro) e contra a integridade física (ofensa à integridade física, violência doméstica, maus-tratos)”, descreve a PSP.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL