Já há algum tempo que se fala de uma nova tecnologia que permite detetar, de forma automática, veículos que estão mal estacionados na via pública. No entanto, só agora é que a inovação começou a ser aplicada e, para já, esta nova tecnologia ainda só entrou em ação na cidade do Porto, no norte de Portugal. Na Invicta, em apenas dois minutos, foram detetadas 39 viaturas em infração só na mesma rua.
Pelas ruas do Porto já andam dois novos carros da Polícia Municipal equipados com câmaras que permitem detetar, de forma automática, veículos que estão mal estacionados na via pública. Segundo a informação avançada pelo Expresso, as câmaras encontram-se nos tejadilhos das viaturas e os carros nem precisam de parar para detetar os automóveis mal estacionados.
Com esta nova tecnologia, o difícil será mesmo estacionar mal o seu veículo e passar despercebido, dada a sua eficácia, no entanto, a autarquia defende que a introdução deste sistema não “se trata de uma caça à multa”. É que a câmara municipal garante que “o combate ao estacionamento irregular é fundamental na cidade”.
“Manualmente era mais difícil”, refere Daniela Fernandes
É uma mais-valia nas zonas onde se verificam mais infrações: segunda fila, passeios… manualmente era mais difícil, porque se começássemos a autuar os primeiros o princípio da igualdade não se aplicaria porque os outros acabavam por tirar as viaturas”, explicou à SIC a subintendente Daniela Fernandes.
De qualquer forma, sabe-se que, apesar de toda a tecnologia, há sempre intervenção humana na hora de passar a multa.
Para já, esta tecnologia encontra-se em funcionamento apenas na cidade do Porto, não havendo previsão para a sua introdução na capital portuguesa, assim como na região do Algarve.
Leia também: Britânicos elegem cidade com praia a sul de Lisboa como uma das mais bonitas da Europa