
Há um surto de gripe ativo no Algarve, que deverá crescer na próxima semana e atingir o seu máximo na segunda semana de janeiro. O alerta é dado pela Associação Nacional de Farmácias.
Nos concelhos de Albufeira, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira e Vila do Bispo a atividade gripal vai subir para grau 3 (numa escala de 1 a 5) na próxima semana.
O pico da epidemia de gripe, a nível nacional, deverá ocorrer na segunda semana de janeiro.
O alerta das farmácias, baseia-se numa ferramenta revolucionária de previsão da epidemia de gripe lançada este ano, com base nos dados de venda de medicamentos.
“O pico da epidemia só deverá ocorrer na segunda semana de janeiro, mas as pessoas devem tomar medidas de imediato de prevenção dos contágios, como lavar frequentemente as mãos, usar lenços descartáveis e na ausência de lenço espirrar para o antebraço”, recomenda António Teixeira Rodrigues, diretor do Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (CEFAR), da Associação Nacional das Farmácias.
O “Despertador das Farmácias” antecipa em duas semanas a fase epidémica da gripe, com base nos números diários da dispensa de medicamentos e produtos de saúde. A rede de farmácias atende, em média, 520 mil pessoas por dia.
Isso permite ao CEFAR monitorizar diariamente a evolução da atividade gripal, concelho a concelho. “Testámos o modelo com os dados reais dos últimos cinco anos. O poder de antecipação das farmácias é uma evidência”, declara Peter Heudtlass, investigador do CEFAR.
A Administração Regional de Saúde (ARS) Algarve deixa alguns conselhos à população: se sentir os primeiros sintomas de gripe, como tosse, dores de cabeça, febre, mal-estar e dores musculares, contacte em primeiro lugar o Serviço Nacional de Saúde 24 (808 24 24 24) que o encaminhará para o serviço de saúde mais adequado.
(SP/HDF)
.