A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, esta quarta-feira, duas mulheres de 23 e 31 anos por roubo por esticão, na localidade da Luz de Tavira, no concelho de Tavira.
“Durante uma ação de patrulhamento, os militares detetaram uma viatura num local encoberto, estando no seu interior dois homens de 21 e 28 anos, os quais se ocultaram ao visualizarem a viatura da Guarda, tendo no seguimento da ação sido abordados e fiscalizados”, refere a GNR em comunicado.
Durante a abordagem, os militares aperceberam-se de “um alerta de uma pessoa relativamente a um roubo, tendo os dois homens ficado bastante agitados, o que levantou de imediato indícios de que a sua presença estaria relacionada com a situação em apreço”.
Um dos militares deslocou-se de imediato para o local, tendo visualizado um grupo de populares a perseguir duas mulheres, tendo conseguindo abordar uma delas, de 23 anos, que tinha na sua posse o fio de ouro roubado com recurso a esticão. A outra, de 31 anos, foi posteriormente intercetada por populares junto à estação dos comboios e entregue à GNR.
Após as diligências policiais, a mulher de 23 anos foi detida por roubo por esticão a um idoso de 74 anos, sendo que o fio de ouro encontrado na sua posse era proveniente do roubo.
A GNR apurou ainda, que momentos antes, “a mesma suspeita tinha tentado roubar também um fio de ouro a um homem de 64 anos. Quanto aos restantes três elementos do grupo, foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência”.
Na sequência dessa ação policial e com a colaboração da Polícia de Segurança Pública de Tavira, foi possível associar elementos deste grupo a outros crimes ocorridos no norte do país.
A Guarda Nacional Republicana apurou também que “a mulher de 31 anos era suspeita de um roubo por esticão de um fio de ouro, ocorrido a 14 de novembro de 2023, na localidade das Ferreiras, Albufeira, sendo a vítima um homem de 74 anos, encontrando-se esse crime em investigação no Núcleo de Investigação Criminal de Albufeira, o que levou a que fosse detida mediante mandados de detenção fora de flagrante delito”.
Além do fio de ouro, foram apreendidos ainda três telemóveis, 268,38 euros em numerário e o veículo em que se faziam transportar.
A ação contou com o reforço do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Tavira.
A detida de 23 anos, após ter sido presente ao Tribunal Judicial de Tavira, foi conduzida ao estabelecimento prisional de Odemira, onde ficou em prisão preventiva.
Leia também: GNR detém em flagrante delito dois suspeitos de tráfico de droga no Algarve